Para marcar os 100 anos da fundação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), o órgão realizará uma programação especial no município de Orós, onde construiu uma de suas maiores obras: o Açude Orós. O evento será realizado nos dias 18 e 19 de junho e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Orós e da Câmara Municipal de Orós. A programação inclui homenagens, apresentações culturais e festa dançante.
“Para nós é uma grande alegria sediar essa festa, pois o desenvolvimento do município de Orós está intimamente ligado à construção do Açude Orós. O reservatório garante o abastecimento de água para muitos municípios nos períodos de estiagem e é fundamental para a economia da região, propiciando água abundante para a agricultura, pecuária, piscicultura e outras atividades. Além disso, a grandiosidade da construção e a beleza do Açude Orós atraem para o município turistas de todo o Brasil”, afirma a prefeita de Orós, Fátima Maciel.
Nesta quinta-feira, dia 18, a programação terá início às 21h, no Dançódromo Beira Rio, com apresentações culturais de artistas da região. Às 22h, haverá show gratuito com Chico Pessoa e Banda.
Dando continuidade à comemoração, a Câmara Municipal de Orós realizará sessão solene no dia 19, a partir das 10h, no Ginásio Aécio de Borba. Na ocasião, a presidenta da Câmara, Luhanna Úrya Maciel Bezerra, fará a entrega do Título de Cidadão Oroense ao engenheiro civil Anastácio Maia. Também serão entregues medalhas de honra ao mérito aos servidores que contribuíram para a construção do Açude Orós.
A programação segue pela tarde com a realização da solenidade de comemoração dos 100 anos do DNOCS, a partir das 16h, na estátua de Juscelino Kubitschek, presidente do Brasil que inaugurou o Açude Orós. A solenidade contará com a presença de representantes dos Governos estadual e municipal, funcionários do DNOCS e população em geral, dentre outros.
100 anos combatendo a seca no Nordeste
O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) é a instituição federal mais antiga com atuação no Nordeste. Criado em 21 de outubro 1909 sob o nome de Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), o órgão foi o primeiro a estudar a problemática do semiárido. Em 1919, teve seu nome mudado para Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas (IFOCS) e, em 1945, recebeu o nome atual.
O órgão se instalou no município de Orós em 1921 para dar início aos estudos para a construção do açude. O Açude Orós foi inaugurado em 1961 pelo então presidente da república Juscelino Kubitschek. Atualmente, o reservatório é o maior do Ceará, com capacidade para 1,9 bilhão de metros cúbicos de água. Desde o dia 24 de abril de 2009, o Açude Orós está transbordando pelo segundo ano consecutivo. O espetáculo tem atraído milhares de pessoas para o município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário