Agenor Neto ao lado do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência
Aconteceu nesta quinta-feira, 16/07, no Complexo de Proteção Social ao Adolescente a posse do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, que é formado por representantes da Secretaria de Ação Social, Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Esporte e Juventude, Procuradoria Geral do Município, Infraestrutura, além da IFAT, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, APAE, Associação de Surdos, Deficientes Auditivos, visuais e intelectuais.
Participaram da solenidade o Prefeito Agenor Neto; os secretários Joab Soares e Célia Freitas; o vereador João Lázaro; a diretora da APAE/Iguatu, Ieda Couras e representantes de várias entidades da sociedade organizada iguatuense.
O Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência foi criado pela Lei 1192, de 23 de abril de 2008 e alterada pela Lei 1209, de 13 de junho de 2008, e tem como objetivo desenvolver ações em conjunto com a prefeitura municipal, sociedade civil e as famílias, e modo a assegurar a plena integração das pessoas especiais no contexto sócio econômico e cultural. A autora da Lei que cria o conselho para pessoas especiais, Leuda Holanda, destacou que, “ a posse deste conselho é a garantia da efetivação da política pública de assistência social para as pessoas especiais, e um avanço histórico da Prefeitura de Iguatu neste sentido. E o futuro é promissor com uma sociedade conscientizada nos direitos dos nossos amigos especiais “ disse.
Prefeito Agenor Neto lança Benefício de Prestação Continuada – BPC na Escola
O prefeito Agenor Neto lançou nesta quinta-feira, 16/07, o programa Benefício de Prestação Continuada – BPC na Escola que tem como objetivo promover a elevação da qualidade de vida e dignidade das pessoas com deficiência beneficiárias do BPC, preferencialmente de 0 a 18 anos, garantindo-lhes acesso e permanência na escola.
O Programa pretende ampliar a discussão sobre as barreiras sociais existentes e não reconhecidas com relação às pessoas com deficiência e construir alternativas para avançar na concepção e na implementação de um ambiente social mais inclusivo que favorecerá não só os beneficiários do BPC, mas todos os cidadãos. A coordenadora Paula Oliveira, destacou que , “ este é um programa que dá a oportunidade de inclusão nas escolas para as pessoas com deficiência e toda a possibilidade de apoio a estas crianças e jovens dentro e fora das salas de aula” disse.
O prefeito Agenor Neto destacou a importância deste programa, “o objetivo da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo Federal com o BPC na Escola é unir forças da área social, da educação, da saúde e dos direitos humanos na defesa das nossas crianças especiais “ destacou. Além disso, o chefe do executivo iguatuense afirmou
Que só ações em vários setores é que darão a possibilidade de uma inclusão total dos portadores de deficiências, “Não adianta só transferir renda a essas pessoas beneficiadas do BPC. Elas precisam ter acesso a outras políticas sociais para adquirirem maior autonomia e melhores condições de vida e é isto que estamos fazendo aqui hoje”
Finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário