Leandro Lopes, Drª Terezinha Lecompere e Marcos Duarte
Drª Terezinha Lecompere – Brasileira, cearense de Fortaleza, naturalizada francesa, vivendo a mais de 40 (quarenta) anos na França, nas imediações de Paris.
Socióloga de formação estuda as questões sociais desenvolvidas nas Zonas Rurais que comportam a Agricultura Familiar.
Veio ao Brasil fazer uma pesquisa para o seu Doutorado em Projetos Sociais de Sustentabilidade Agrícola de famílias de baixa renda do campo e descobriu o Projeto de Aquisição de Alimentos (PAA), ministrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), que desenvolve o mesmo em diversas regiões do País.
Devido a sua naturalidade, resolveu pesquisar aqui no nosso Estado e após uma avaliação técnica rigorosa, diagnosticou que o Município mais avançado no referido Projeto da CONAB (PAA) é o de Iguatu, e devido ao pouco tempo que esteve no Brasil, não sabia nem mesmo onde ficava o nosso Município.
Aportou por aqui no dia 27 de Julho de 2009, e iniciou as visitas/pesquisas em 03 (três) Comunidades: Itans, Quixoá e Barra (participantes do projeto PAA), onde vêm monitorando desde o ano passado, acompanhada pelo Sr. Cazuza – Vice presidente da Associação de Itans, pelo Sr. José Lopes – Presidente da Associação de Quixoá, pelo Sr. Fco. Alber – Presidente da Associação da Barra e pelo Sr. Leandro Lopes, Técnico Agrícola representante da Secretaria de Agricultura do Município.
Após vastas informações colhidas junto aos Agricultores nas Comunidades visitadas, a Drª Terezinha propôs uma Reunião com Instituições Parceiras, tais como Prefeitura Municipal de Iguatu e suas Secretarias de Agricultura, Ouvidoria, Controladoria, Educação, Ação Social, Gabinete do Prefeito e Meio Ambiente, representadas pelo Sr. Valdeci Ferreira e Sr. Leandro Lopes, Sr. Cleonilton Brito, Drª Gerlânia Bezerra e Sr. Marcos Duarte respectivamente, também pelos parceiros, Sr. Lindovan Oliveira - Presidente do CCMDI, pelo Sr. Sebastião representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, pelo Sr. Aildo representante da Agência de Comercialização da Agricultura Familiar, e os Presidentes das Associações da Barra, Quixoá e Itans.
Na reunião onde todos puderam manifestar suas opiniões, foram desenvolvidas e avaliadas propostas para implantação imediata de Mini Agro/Indústrias Comunitárias para produção, manejo e processamento de frutas, cultivadas ecologicamente corretas, transformando-as em polpa, doces, farinha desidratada, passas e demais derivados, envolvendo capacitação técnica adequada para cada atividade e conforme as necessidades de cada Comunidade, com a aquisição de Maquinário apropriado, Equipamentos, Veículos e Infraestrutura necessária, que virão beneficiar a todos os fruticultores e demais produtores rurais de Iguatu a partir destas Comunidades supra citadas.
No final da Reunião a Dra. Terezinha manifestou que sua intenção é a de conseguir fundos, através dos Investidores Europeus da União Européia, onde a mesma tem livre acesso, bem como em ONGs e Instituições Francesas que financiam Projetos Produtivos de Sustentabilidade e Ascensão Social, alem é claro de sua pesquisa para o Doutorado, e pediu a todos que manifestassem a sua opinião sobre o porquê de aqui no Brasil as pessoas tem mais facilidade de se reunir cooperando para o bem de toda a comunidade.
Agradeceu a todos pela hospitalidade e saiu daqui muito satisfeita e até mesmo surpresa pelo envolvimento e comprometimento das autoridades municipais e não governamentais para com os Agricultores/Produtores.
Colaboração: Marcos Duarte
Nenhum comentário:
Postar um comentário