Na sessão desta terça-feira, 07 de julho, na Casa do Povo Iguatuense o vereador Aderilo Filho apresentou uma proposta para os presentes, onde pretende lançar o projeto para criar a Região Metropolitana do Centro-Sul, a região teria o município de Iguatu como pólo e os municípios vizinhos pertencendo à região metropolitana da região, “ é um projeto que trará o desenvolvimento necessário para toda região, além de dar a possibilidade de trazer maiores investimentos para todos” disse o vereador. O próximo passo será realizar reuniões com representantes dos municípios, “ vamos levar o projeto para todos da região e debater sobre o tema, para que juntos possamos lutar pela transformação de deste projeto em realidade” afirmou Aderilo Filho.
Requisitos para transformar a nossa região em Área Metropolitana
Segundo a professora do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora do Observatório das Metrópoles, Núcleo de Fortaleza, Clélia Lustosa argumenta que para a criação de uma região metropolitana é preciso levar em conta questões administrativas, organizacionais e geográficas.
Dentre os principais fatores que caracterizam uma região metropolitana, de acordo com Clélia Lustosa, é a integração entre os municípios, ou seja uma complementação de serviços entre as cidades no intuito de garantir a sustentação da região.
Além disso é preciso levar em conta outro critério, o da conurbação que é um conjunto formado por cidades reunidas, que constituem uma seqüência, sem, contudo, se confundirem, como é o caso de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, municípios pertencentes a Região Metropolitana do Cariri (RMC).
Gerenciamento
Clélia Lustosa também argumenta que além de observar o aspecto geográfico e organizacional da região, é preciso considerar a administração de bens e serviços básicos para uma região como gestão dos recursos hídricos, saneamento, transporte e outros.
Citando exemplo da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) a geógrafa da UFC destaca fatores essenciais para identificar aspectos de uma região metropolitana.
Ela ressalta o exemplo citado acima, da integração, destacando que cada cidade dentro da RMF tem sua peculiaridade e contribui para o desenvolvimento comum dos municípios que formam a Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo aponta, o lixo é de responsabilidade de Caucaia, Maracanaú é o pólo industrial, Pecém contribui com o Porto e Fortaleza se destaca como o pólo criador de serviço e emprego, além das outras cidades.
Clélia Lustosa aponta que é necessário em uma região metropolitana ter pelo menos uma cidade pólo, mais desenvolvida que seja sustentável do ponto de vista de bens e serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário