terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do advogado: OAB/Iguatu envia nota

Hoje é o dia do advogado e o presidente da OAB/Iguatu, Romualdo Lima, envia sua mensagem aos advogados iguatuenses confira logo abaixo:
Na memorável data de 11 de agosto de 1827 foram criados os primeiros cursos de Direito no Brasil, sendo um em São Paulo e outro em Olinda. Os primeiros no ensino superior do País. Justamente por isso se comemora, nessa data de 11 de agosto, o Dia do Advogado, este que é um profissional que, no exercício da atividade privada, tem historicamente contribuído para a construção da democracia e da Justiça Social. Basta lembrarmos que a OAB fora uma presença solitária na defesa da independência da magistratura no período da ditadura militar, culminando com a conquista da restauração do habeas corpus para os chamados crimes políticos, no restabelecimento das eleições diretas, inclusive na caminhada do impeachment do Presidente Collor e tantas outras memoráveis lutas.
A história da OAB é a história de corajosos e valorosos advogados. Heróis famosos e também anônimos que fazem da advocacia um altar de prestação de serviço social, levando até a casa dos humildes o manto protetor de Themis, Deusa da Justiça, restaurando a cidadania num Estado pobre onde é assustadora a leva dos excluídos sociais.
Não é, portanto, qualquer categoria profissional que pode ostentar entre seus colegas nomes como o de Rui Barbosa, que se tornou uma das personalidades mais importantes da história do País, Sobral Pinto, célebre pela defesa dos direitos humanos, Evandro Lins e Silva, advogado de expressão até às vésperas da morte, aos 90 anos, Raymundo Faoro, presidente do Conselho Federal da OAB nos anos 70 e que teve a “ousadia” de denunciar a pratica de tortura e foi defensor da anistia aos exilados políticos, e os cearenses Clovis Beviláqua e Quintino Cunha, dois baluartes da advocacia que se tornaram, cada um seu modo, lendas neste Brasil afora. Nesta data, a OAB – Subseção de Iguatu abraça e parabeniza a todos os Advogados e Advogadas que contribuem para a continuidade dessa história gloriosa. Afinal, quem não sentiria orgulho de fazer parte desse time?
Parabéns a todos os nobres Advogados e Advogadas, pelo dia 11 de agosto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |