Acopiara Neste ano, o Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac), em sua 20ª edição, será realizado neste mês, no período de 20 a 27 de agosto. Tradicionalmente, o evento acontecia em julho. Uma outra novidade é a mostra paralela de espetáculos "Fetac em cena", de 15 a 19 próximo, antecedendo as apresentações competitivas. No próximo sábado, portanto, a arte cênica já começa a invadir o palco do Centro Social.
O Fetac é um evento tradicional que atrai grupos de teatro amador de várias cidades do Ceará, contribuindo para a troca de experiência e o crescimento da arte cênica. A primeira parte do evento, o "Fetac em Cena", reúne seis espetáculos, que serão apresentados sempre a partir das 20 horas, no Centro Social. Amanhã, ocorre a abertura com o espetáculo "Esperando Comadre Daiana", da Cia Livremente de Teatro do município de Juazeiro do Norte.
No domingo, 16, é a vez da peça "Livrolândia, o reino da leitura", da Cia Camarim de Teatro, de Maranguape. O grupo Fusuê, de Caucaia, se apresenta na segunda-feira, 17, com a peça "Os sinos". Na terça-feira, os moradores podem conferir o espetáculo "Fogo Fátuo", do grupo Anjos da Alegria, da cidade do Crato. Na quarta, 19, duas apresentações encerram a primeira etapa, com o "Mistério da Cascata", do grupo Parque de Teatro de Aquiraz, e "A inocente e a indecente em: Que marmotas são essas?". Em seguida, haverá show humorístico com Luana do Crato.
A abertura da 20ª edição do Fetac será dia 20, no Centro Social. Haverá apresentação da peça "Carrossel do Tempo", da Oficarte Teatro e Cia, da cidade de Russas, show artístico com o grupo Arte Cultural e Banda de Percussão e Bonecos Gigantes, de Aracati. O cantor Eime do Recife e banda Sigma encerram a noite no Pólo de Lazer.
Neste ano, cinco espetáculos participam da mostra competitiva. Uma outra novidade é que as peças concorrentes terão duas apresentações a cada noite, às 20 horas e às 21h30. A idéia dos organizadores do evento é permitir um maior número de público. Durante o Fetac, haverá também em outros espaços, como Núcleo de Artes e no Pólo de Lazer, mostra de peças paralelas e shows musicais.
Sexta-feira, dia 21, a disputa do troféu Lage de Teatro, começa com a apresentação da peça "O jogo das velhas", da Cia Ortaet de Teatro de Iguatu. No sábado, 22, é a vez do "Mágico de Oz", do grupo Anjos de Alegria, do Crato. Domingo, 23, a Cia Arrumação, da cidade de Caucaia, concorre com o espetáculo "Retalho Rebotalho".
O evento prossegue, na segunda-feira, 24, com a participação da peça "Developar", do Núcleo Humus de Pesquisas Teatrais, de Itapipoca. No dia seguinte, sobe ao palco do Centro Social, os artistas da Cia Lua Inteira de Teatro, de Morada Nova. Dia 26, não haverá mostra competitiva e o encerramento do Fetac será quinta-feira, às 21hs, com a premiação e troféu Lages de Teatro.
Durante o Fetac, a pequena cidade de Acopiara, na região Centro-Sul, transforma-se no centro da arte teatral cearense. O festival atrai centenas de moradores e artistas de várias cidades. "São duas décadas da promoção da cultura no Interior", observa um dos promotores, Dário de Souza Lima, da Cia Cordel de Teatro de Acopiara. "Enfrentamos muitos desafios, dificuldades, mas colhemos bons frutos". Um dos êxitos do Fetac é o papel de formador de platéia. Depois de duas décadas do evento, há em muitos jovens da cidade o desejo de assistir aos espetáculos. "Isso é positivo e nos dá satisfação", diz Mardone Nunes, artista plástico e um dos organizadores do festival.
Disputa
5 peças participam da mostra competitiva, que antecede o Festival de Teatro Amador de Acopiara (Fetac), em sua 20ª edição
Mais informações
Cia Cordel de Teatro Amador
Palmeira - Acopiara - Ceará
(88) 3565.1501/ 9623.0410 ciacordel@yahoo.com.br
HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário