Mesa de autoridades formada na Conferência Regional de Saúde em Iguatu
Iguatu realizou nesta sexta-feira, 14/08, a Conferência Regional de Saúde Ambiental, As conferências têm como objetivo avaliar e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas destinadas à saúde ambiental, nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Neste encontro que teve a participação de 130 pessoas que pertencem a 14 municípios da Região Centro-Sul foi debatido e aprovado propostas em torno dos três eixos temáticos propostos: Desenvolvimento e sustentabilidade sócio-ambiental no campo, na cidade e na floresta; Trabalho, ambiente e saúde: desafios dos processos de produção e consumo nos territórios; e Democracia, educação, saúde e ambiente: políticas para a construção de territórios sustentáveis.
“O esgotamento dos recursos naturais, como a água e as florestas; os processos acelerados de desertificação; a intensificação de eventos climáticos extremos; a crise urbana relacionada à carência de serviços de saneamento básico, habitação, transporte e segurança pública; desastres tecnológicos;poluição química de ambientes urbanos e rurais; e a emergência e re-emergência de doenças. Estes problemas são interdependentes. Seus impactos vão além das fronteiras locais e temporais. Os efeitos deste cenário são produzidos e sentidos pelas populações e com o objetivo de chegar-mos a uma solução para estes problemas estamos reunidos em várias conferências regionais por todo o estado” afirmou Alci Pinheiro, Presidente do Conselho Estadual de Saúde.
Para o Secretário de Saúde de Iguatu, Joab Soares, este é um momento importante para Iguatu e toda região que poderão apresentar suas propostas e levar a sua mensagem para todo o país, “ é importante para que possamos traçar destinos de ações e políticas públicas voltadas para o não prejuízo da saúde e meio ambiente, só através de um amplo debate com a participação de representantes do povo é que chegaremos a um consenso em relação aos destinos da nossa saúde de do nosso ambiente em que vivemos” afirmou.
Nesta conferência foram eleitos 18 delegados que participarão da a I Conferência Estadual de Saúde Ambiental, marcada para o período de 7 a 9 de outubro. A conferência estadual é preparatória para a I Conferência Nacional de Saúde Ambiental, que acontecerá em Brasília, de 15 a 18 de dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário