A cidade de Juazeiro do Norte será palco do lançamento do Edital Microprojetos Mais Cultura no estado do Ceará, que destinará R$ 2 milhões para financiar projetos culturais nos 184 municípios do semiárido cearense. A ação do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, será desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Secretaria de Estado de Cultura do Ceará.
O lançamento será feito pela secretária de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (MinC) e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, na próxima sexta-feira, 11 de setembro, às 10h, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte.
O evento contará com a presença da coordenadora de Ações do Programa Mais Cultura, Mônica Monteiro, do Secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, do Coordenador de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, BC Neto e do gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB, Henilton Menezes, além de autoridades locais. Após a abertura, será realizada oficina com os interessados em participar do processo seletivo. O encontro servirá para orientar os candidatos a como se inscrever no edital.
Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões nos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo. O objetivo é promover a diversidade cultural por meio do fomento e incentivo aos artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. As iniciativas a serem contempladas deverão beneficiar jovens de 17 a 29 anos residentes na região.
“Este é o primeiro edital do Ministério da Cultura específico para o semiárido, região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções”, destaca a secretária Silvana Meireles. “Com essa ação, por meio de parceria com governos estaduais e o Banco do Nordeste, estamos democratizando não só o acesso a crédito para apoiar múltiplas expressões culturais do semiárido, como promovendo acesso dos jovens e da população a bens e serviços culturais”, ressalta.
Consulte a lista dos municípios do semiárido cearense
Seis áreas serão atendidas pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.
Poderão participar jovens com idade entre 17 e 29 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.
O edital com demais detalhes estará disponível no site do Ministério da Cultura no link Editais e Premiações, e nas páginas eletrônicas http://mais.cultura.gov.br e http://www.secult.ce.gov.br
Inscrições – Os interessados podem se inscrever até 5 de outubro mediante entrega da proposta na Prefeitura Municipal ou órgão municipal competente, de segunda-feira a sexta-feira, no horário de 10h às 17h; ou enviadas pelos Correios em correspondência registrada com Aviso de Recebimento (AR), contendo as informações solicitadas no edital.
Entrevistamos o Secretário de Cultura do Ceará, Auto Filho, que falou para nosso site sobre este programa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário