Agentes de Saúde escutaram atentamente autoridades falando sobre o atendimento a pacientes de saúde mental
Aconteceu nesta segunda-feira, 14/09, na Escola de Saúde Pública de Iguatu (ESPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Coordenação Municipal de Saúde Mental, Coordenação do Programa Saúde da Família (PSF) e Coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o início do Curso “Saúde Mental no Território”, destinado a 42 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do município com uma carga horária de 40 horas.
Na solenidade de abertura que aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública de Iguatu contou com a presença da Coordenadora da ESPI Jacirene Franco, Secretário de Saúde Dr. Joab Soares de Lima, Coordenador Municipal de Saúde Mental Dr. Ériton Luiz Araújo, Coordenadora do Programa Saúde da Família Dra. Luciavanda, equipe de Saúde Mental do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), a Psiquiatra do CAPS III Dra. Luisa Angelica Sales e a Psicóloga Janaina de Fátima Soares Santa Rosa.
“O curso é importante, pois oferece aos nossos Agentes Comunitários de Saúde, um conhecimento importante para o atendimento na saúde básica espero que todos aproveitem este momento onde estarão entrando em contato com informações que estarão utilizando no dia a dia e realizando um melhor trabalho na atenção básica do nosso município” disse Joab Soares.
O Curso tem como objetivos: Capacitar e qualificar os ACS para atuar nas equipes de saúde da família no acompanhamento aos pacientes com transtornos mentais na rede de serviços, na família e na comunidade; Elaborar estratégias de informação, comunicação e sensibilização nas questões de saúde mental; Viabilizar o encaminhamento adequado dos pacientes para os equipamentos de saúde mental de Iguatú (CAPS III, CAPS a.d. e CAPS i) e Ampliar a abrangência e resolutividade das ações de Saúde Mental no Território, efetivando a articulação com a Atenção Básica.
“ Estamos iniciando nestes PSFs um processo para a realização de um atendimento diferenciado para estes pacientes com problemas psiquiátricos leves, então no final destas 40hs os nossos agentes estarão capacitados para realizar este primeiro contato antes dos nossos CAPs, esta é uma ação pioneira e ficamos felizes em ver que está acontecendo em Iguatu” destacou a psiquiatra, Luisa Angélica.
As atividades teóricas serão abordadas numa perspectiva interdisciplinar, utilizando conhecimentos de Reforma Psiquiátrica, Política de Saúde Mental, Psicopatologia, Transtornos Mentais, Psicofarmacologia, Reabilitação e Trabalho em Equipe.
Os instrutores do Curso serão os profissionais do CAPS III, CAPS a.d. e NASF: Antonio Pereira Neto – Fisioterapeuta; Antonio Wendel Leôncio Lima – Enfermeiro; Hiroê Alencar Braga – Fisioterapeuta; Janaina de Fátima Soares Santa Rosa – Psicóloga; Luisa Angelica Sales – Psiquiatra; Maria Cândida Maia Bessa Dantas – Farmacêutica e Simeya Nogueira Lopes – Nutricionista.
A previsão para a formação desta turma de Agentes Comunitários de Saúde está prevista para o dia 30 de novembro, e logo após uma nova equipe estará em sala de aula obtendo os conhecimentos necessários parta o pré-atendimento nos PSFs para os pacientes com problemas de saúde mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário