quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Iguatuenses são anistiados durante caravana do Ministério da Justiça no Ceará



José Ivo Ferreira de Souza recebe a declaração de anistia dos iguatuenses 

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa recebeu nesta segunda-feira, 5, e terça -feira a 28ª Caravana da Anistia, que veio ao Ceará para julgar 74 processos de anistia política, incluindo os dos cearenses Bérgson Gurjão e Frei Tito de Alencar, mortos pelo regime de exceção.

Dentre os requerimentos dos iguatuenses julgados estavam a da viúva do Comunista e líder político José Moisés, Senhora Maria de Lourdes Ferreira, da Víuva do também integrante do PCdoB falecido na década de 80, Pedro Gomes das Neves, Senhora Alzira Virgulino de Souza e também de Francisco Ferreira de Araújo, Frei Chico, e Vandeilton Ferreira de Souza, todos perseguidos, torturados e presos pelo Regime Militar em 1974 e processados pelo Superior Tribunal Militar.

O Professor Universitário e Advogado Dr. José Ivo Ferreira de Souza, hoje presidente do PCdoB em Iguatu, que é neto do anistiado político José Moisés, esteve presente na sessão de julgamento representando a sua avó e sua família. Na oportunidade os familiares dos anistiados receberam pedido de desculpas oficiais do Estado Brasileiro pelo sofrimento e pelas torturas que o Regime Militar provocou em suas vidas.

Professor Ivo Ferreira, disse estar " muito orgulhoso por este dia em que o Governo Brasileiro reconheceu oficialmente e promoveu justa homenagem aos cearenses que lutaram e deram suas vidas pela democracia, por justiça social e contra o regime militar”,entre eles o seu avô José Moisés, que pelo seu exemplo, ensinou a nossa família a sempre lutar pela Justiça e pela liberdade.

Todos os processos dos iguatuenses julgados foram deferidos e o Estado Brasileiro pagará indenização aos anistiados e seus familiares pelo sofrimentos que o Regime de Exceção os causou. " Entretanto, nenhuma indenização é capaz de apagar a marca do sofrimento e das torturas praticadas pela Ditadura Militar, e frisou ainda que momentos como estes que a Caravana da Anistia percorre todo o país também tem uma finalidade educativa, para mostrar a nosso povo que a violência realizada ao longo do regime militar jamais poderá ser esquecida para que o Brasil nunca mais precise viver momentos como os que aconteceram em 1964."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |