quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Município de Iguatu é finalista no Prêmio Peteca

Anúncio dos vencedores será feito em solenidade no dia 16 de outubro


O Município de Iguatu é um dos finalistas no Prêmio Peteca - Educando e Erradicando o Trabalho Infantil. O anúncio foi feito hoje (30/9) pela coordenação estadual do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Peteca). Sete trabalhos na modalidade artes cênicas, oito em artes visuais, seis composições e nove em Literatura foram escolhidos para ser apresentados à nova Comissão Julgadora em evento que ocorrerá em Fortaleza, no dia 16 de outubro, quando serão conhecidos os vencedores.

Na categoria composição, as estudantes Francisca Celestina da Silva e Aylana de Oliveira Santos, da Escola Professora Alba Araújo, tiveram o trabalho “Uma esperança” selecionado entre os finalistas. A atividade foi orientada pela professora Francisca Elielza Gonçalves. O 1º colocado de cada categoria garantirá um computador com impressora ao estudante, outro ao professor e um notebook e um data-show à escola. Aquele que ficar em 2º lugar assegurará computador com impressora ao aluno e outro ao professor. O trabalho classificado em 3ª colocação dará direito a um computador com impressora ao estudante. Todos os finalistas terão certificados de participação.

Segundo o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, um dos coordenadores estaduais do Peteca, a intenção era selecionar como finalistas apenas seis trabalhos de cada uma das quatro categorias fixadas no edital do Prêmio, mas, em três delas houve empates na sexta posição e todos os empatados terão oportunidade de apresentar seus trabalhos à nova Comissão, razão por que o quadro de finalistas traz 30 trabalhos e não apenas 24.

Ele destaca que a apresentação dos trabalhos finalistas, a ser realizada no auditório Waldyr Diogo, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), será o coroamento do 1º ano de funcionamento do Peteca. O Programa foi lançado em outubro de 2008, com a capacitação de 82 educadores de 51 municípios, que atuaram como coordenadores pedagógicos em suas cidades. A iniciativa resultou da parceria entre Ministério Público do Trabalho (MPT-CE), União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-CE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Conforme Antonio de Oliveira Lima, mais de cinco mil tarefas escolares foram produzidas sobre o tema pelas escolas públicas participantes. Cada escola elegeu seus melhores trabalhos em cada categoria (Literatura, Artes Visuais, Artes Cênicas e Composição) e os apresentou ao coordenador municipal do Peteca, que selecionou os melhores da cidade e inscreveu perante a coordenação estadual.



NÚMEROS:

111 trabalhos produzidos por alunos de escolas públicas municipais foram inscritos para concorrer ao prêmio.

30 tarefas escolares dos estudantes foram selecionadas como finalistas e serão apresentadas em evento no dia 16 de outubro.

12 trabalhos serão premiados (os três primeiros colocados em cada uma das quatro categorias).



MUNICÍPIOS FINALISTAS:

* Fortaleza

SER I Artes Cênicas

SER V Literatura

SER VI Literatura e

Artes Visuais



* Beberibe

Composição

Artes Visuais

Literatura

* Palmácia


Artes Visuais

Literatura

* Maracanaú

Composição

Artes Cênicas

* Maranguape

Artes Visuais

Artes Cênicas

* Ibiapina

Composição

Literatura

* Pindoretama

Artes Visuais

Artes Cênicas

* Quixadá

Literatura

Artes Cênicas

* Tianguá

Composição

Literatura

* Camocim

Composição

* Santana do Cariri

Literatura

* Iguatu

Composição

* Tauá

Literatura

* Sobral

Artes Cênicas

* Trairi

Artes Cênicas

* Itaitinga

Artes Visuais

* Itatira

Artes Visuais

* Jaguaribe

Artes Visuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |