quarta-feira, 11 de novembro de 2009

UVC-Mulher realiza I Congresso Estadual da Mulher Vereadora‏

Por Dháfine Mazza


Com o objetivo de integrar vereadoras para discutir o papel da mulher na política brasileira e promover a troca de experiências, será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, no Hotel Praia Centro, o I Congresso Estadual da Mulher Vereadora. O evento, realizado pela União dos Vereadores do Ceará (UVC) e UVC-Mulher, contará com a participação de vereadoras do Ceará e de outros estados nordestinos, da primeira-dama do Estado, Maria Célia Gomes, e de personalidades femininas com representação no cenário político brasileiro.

“O evento pretende ainda incentivar outras mulheres a participarem da política, mostrando mulheres de sucesso no Ceará nos mais variados cargos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirma a presidenta da Câmara dos Vereadores de Orós e Diretora Executiva da UVC Mulher, Luhanna Úrya Maciel Bezerra.

A programação do congresso será iniciada no dia 17 com a palestra da vereadora Priscila Krause, de Recife (PE), que falará sobre o papel da mulher vereadora na política brasileira, a função do vereador e as ações que ele deve realizar para alcançar o seu real papel no parlamento e na sociedade.
Na ocasião, haverá debate sobre o Programa Parlamento Amigo da Criança, com a deputada estadual Tânia Gurgel, e palestra sobre fiscalização com a procuradora do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Leilane Feitosa, e a procuradora geral de Justiça do Estado do Ceará, Socorro França. “Faremos um resgate do papel fiscalizador do vereador, buscando na experiência dessas mulheres a melhor forma de fiscalizarmos o executivo municipal”, conta a vereadora Luhanna Úrya.

Em seguida, será realizado o painel “Vereadoras, prefeitas e primeiras-damas atuando junto no Ceará”, que discutirá a importância da integração dessas três esferas para o desenvolvimento dos municípios.

O evento prossegue no dia 18 de novembro com palestra da primeira-dama do Ceará, Maria Célia Gomes, e da secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, que falarão sobre os programas do Governo do Ceará e como as vereadoras poderão trabalhar esses programas em benefício dos seus municípios. Após a palestra, haverá debate entre deputadas estaduais e vereadoras sobre a importância da participação política feminina nas esferas municipal, estadual e federal, sorteio de brindes e o encerramento do congresso.

“Esperamos aprender bastante durante o congresso com a experiência dessas mulheres tão importantes para o Ceará e, com isso, desempenhar melhor nossas funções e trabalhar ainda mais para o desenvolvimento dos nossos municípios”, afirma a diretora executiva da UVC-mulher, vereadora Luhanna úrya Maciel Bezerra.
Mais informações:

As inscrições para o I Congresso Estadual da Mulher Vereadora podem ser feitas no site www.uvc.org.br e custam R$ 200,00 para filiadas à UVC e R$ 400,00 para não filiadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3281-7082 e pelo e-mail uvc@uvc.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |