A partir da próxima segunda-feira (14), os técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) iniciam uma nova vistoria para verificar os avanços do Ceará quanto ao cumprimento das metas exigidas em relação à febre aftosa. A expectativa é grande para que o Estado possa favorecer a ampliação do comércio de carne para o mercado nacional e internacional.
Não há registro de focos da doença no Ceará desde abril de 1997. Mesmo assim, o Mapa exige uma boa cobertura vacinal para que os Estados possam mudar de classificação quanto ao potencial risco da doença. Além da vacinação contra a febre aftosa, os pecuaristas devem possuir a Guia de Trânsito Animal (GTA), necessária para que o rebanho possa ser comercializado e transportado dentro e fora do Estado.
Outra medida foi a realização do concurso público. Os aprovados assumiram 20 vagas disponíveis para agentes estaduais agropecuários (nível médio) e 56 agentes estaduais agropecuários (nível superior, sendo 32 deles médicos veterinários), que devem ser nomeados até o fim de agosto.
Com informações do jornal Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário