sexta-feira, 24 de setembro de 2010

TRE impede ''showmício'' de Gny Arruda

Uma festa para promover “a confraternização de amigos” do candidato a uma das vagas de deputado estadual, Gony Arruda (PSDB), quase foi cancelada na noite de ontem, por determinação da Justiça Eleitoral. A festa só pôde acontecer após ter sido cancelada a participação de uma DJ.

Fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foram ao local da festa, o Reggae Club, na Praia de Iracema, e recomendaram aos presentes que o evento não acontecesse por se caracterizar como um “showmício”, o que é proibido pela legislação eleitoral. O show seria dado por uma DJ, Eve, anunciada como uma das atrações da festa.

“Nosso papel é verificar se a denúncia procede e a festa pode ou não ser realizada”, disse o fiscal de propaganda do TRE, Domingos Sávio Pessoa. Ao terminar a fiscalização, ele expediu a notificação.

Para os candidatos, é vedada a apresentação de quaisquer artistas, convidados ou não, remunerados ou não, para algum beneficio eleitoral. A pena para a desobediência da lei pode chegar à inelegibilidade do candidato.

Festa particular
Procurado pelo O POVO, o deputado Gony Arruda disse que a festa era “particular, marcada pelos meus amigos pessoais, sem o intuito eleitoreiro” e que ele “não tinha conhecimento” de nenhum convite impresso da mesma, desconhecendo a denúncia de “showmício”.

No entanto, tal convite - chamado também de flyer - foi amplamente divulgado pelo Twitter (site de microblogs), pelo Balada In, no link http://twitter.com/BaladaIn/status/25155665384.

O convite não tem apenas a foto do candidato, como também seu número eleitoral e o anúncio da apresentação da artista DJ Eve como chamariz do evento.

Ao receber o convite e a subsequente denúncia, o procurador regional eleitoral auxiliar Márcio Torres entrou em contato com o TRE, que emitiu a nota de recomendação para interromper a festa.

Para manter a festa, Gony decidiu excluir a apresentação da artista. “Aqui é um lugar onde meus amigos se reúnem toda semana, e apenas decidiram fazer uma festa em minha homenagem”, disse.

O POVO voltou ao local após a presença dos fiscais e constatou que a festa continuou aberta. Para participar da mesma, um segurança na porta informou que não havia ingressos à venda, e que era necessário apenas “conhecer um
dos convidados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |