quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Blog do Fabrício Moreira destaca as eleições em Icó

Chegamos ao final das eleições estaduais de 2010.

Houve renovação de nomes consideráveis, tanto para a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, bem como para a Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Quanto ao Governo do Estado, sabia-se previamente, que Cid Gomes seria reeleito com facilidade. Como de fato o foi. Os discursos dos adversários eram sem consistência alguma. Negavam o obvio, enquanto os olhos e os resultados de gestão de Cid Gomes eram fáceis de observar. Completou a vitória esmagadora com a indicação do vice-governador, Domingos Filho, considerado hoje o político mais habilidoso e respeitado do Estado.

Do início até o final da refrega eleitoral, deste ano, a maior disputa mesmo se deu para o Senado da República. Três nomes importantes da política estadual-nacional se apresentaram.

Eunício Oliveira, deputado federal em três mandatos, ministro do Lula, presidente estadual do PMDB, empresário de sucesso, bom orador e com uma história de vida que encheu de lágrimas as pessoas do povo. Resultado: senador eleito com expressiva votação.

José Pimentel, deputado federal em três mandatos, ministro do Lula, servidor público cioso do seu dever, sindicalista, reserva moral do Estado do Ceará. Resultado: senador eleito, para a segunda vaga do Ceará.

Tasso Jereissati, senador e governador do Ceará em três oportunidades, empresário de sucesso, responsável atual pela credibilidade nacional do nosso Estado. Credita-se a ele, os fatos mais importantes e recentes da história do Ceará. Trabalhou muito, porém, esqueceu que no meio do caminho existia o fenômeno Lula, que comemorou sua derrota com todas as suas forças.

Apesar do legado político e de gestão positivos, anunciou é que hora de cuidar dos netos e de sua vida pessoal. Informou à imprensa que não vai mais disputar mandatos eletivos.

Na campanha proporcional, deputados estadual e federal percorreram todos os caminhos, conseguiram apoios importantes, mas, houve muitas surpresas. Políticos importantes como Marcelo Sobreira, José Gerardo Arruda, Inês Arruda, Tomas Figueiredo, Paulo Lustosa, Gomes Farias, Cirilo Pimenta, João Alfredo, etc, ficaram distante da listagem dos eleitos.

Outro ponto de discussão, que mudou muito o resultado final das eleições, foi à implantação do projeto FICHA-LIMPA.

Até os dias atuais, continua a peleja jurídica sobre a aplicação, sua eficácia ou não, para as eleições que se encerraram há pouco.

O deputado Neto Nunes, candidato a reeleição, teve seu nome incluído entre os concorrentes deste pleito, com ressalvas jurídicas. Obteve expressiva votação, algo em torno de 46 mil votos, mas sem a certeza que irá de fato e de direito assumir seu mandato legislativo.

Responsabilizou a banalização, o exagero da mídia e dos adversários, para impedir o seu sucesso eleitoral. “Apesar de ter perdido uns vinte mil votos, pois distribuíram muitos panfletos dizendo que eu não podia ser candidato, ainda cheguei bem eleito ao final”, desafiou Nunes.

Em Icó, onde houve grande abstenção, uma das maiores do Estado do Ceará, Neto Nunes continuou sendo o líder absoluto: 16 mil votos. O principal adversário, Jaime Júnior, obteve cerca de 9.500 votos.

Neto Nunes manteve os mesmos votos da eleição pretérita. Jaime Júnior desceu de 16 mil votos da eleição municipal recente, como candidato a prefeitura icoense, para algo em torno de 9.500 votos.

Somando todos os adversários de Neto Nunes, ainda se lê no cenário municipal, uma gordura de sobra eleitoral para mais de 4 mil votos.

Como o tempo é o senhor da razão, vamos esperar o andar da carruagem, já que CID GOMES e DOMINGOS FILHO, confessaram publicamente, que irão cuidar do Icó cada vez melhor.

Blog do Fabrício Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |