quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Iguatu será sede do Congresso Cearense da Ordem Demolay

Acontecerá entre os dias 13, 14 e 15 de novembro em Iguatu o V Congresso Cearense da Ordem Demolay. Neste encontro que tem o apoio da Loja Maçônica Deus e Liberdade Nº10 a expectativa é de que centenas de jovens da ordem em todo o estado estejam presentes acompanhando toda movimentação na “Terra da Água Boa”.

Conheça a história da Ordem

A Ordem DeMolay estabeleceu-se no Brasil graças aos esforços de Alberto Mansur, que dela tomou conhecimento nos Estados Unidos. Em 1980, o Grande Mestre Internacional Buddy Faulkner Jr. confiou a Alberto Mansur a tarefa de fundar no Brasil a Ordem DeMolay. No mesmo ano, em 16 de agosto, surgiu o primeiro Capítulo, com a denominação de Capítulo Rio de Janeiro Nº 001, sob os auspícios do Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito, com a iniciação de 63 jovens.

Com o crescimento da Ordem DeMolay, o Nordeste recebe o terceiro Capítulo do Brasil, e o primeiro desta região, denominado Capítulo Príncipe do Seridó Nº 003, em Caicó-RN. No Ceará, não podemos falar do surgimento da Ordem DeMolay sem citarmos Hamilton Sampaio, da Loja Obediência e Justiça Nº 18.

O primeiro capítulo cearense nasce em Ipaumirim, com a denominação de Capítulo Ipaumirim Nº 102, por influência dos DeMolay’s da Paraíba. O segundo, Capítulo Cidade de Fortaleza Nº 59, em 11 de maio de 1987, mas com instalação apenas em 1991, sob o patrocínio da Loja Obediência e Justiça Nº 18, através de Hamilton Sampaio Cavalcante, tendo como Oficial Executivo Onildo Nunes Gusmão. Após dois anos, por falta de apoio, teve suas atividades encerradas.

Apenas em 23 de março de 1996, o Capítulo Cidade de Fortaleza Nº 59 foi reinstalado pelo Capítulo Príncipe do Oeste Nº 21, de Mossoró-RN, com a iniciação de vinte e cinco membros, tendo, como novo Oficial Executivo Antônio Augusto de Sousa, e, como patrocinadora, a Loja Fortaleza Nº 3. No mesmo ano, Capítulo Cidade de Iguatu N° 279, capitaneado pela Loja Deus e Liberdade N° 10, realizador do I e II Congresso Cearense da Ordem DeMolay, se instala naquela Cidade.

O quarto a ser instalado foi o Capítulo Juazeiro Nº 155, sob a inspiração da Loja Deus e Humanidade Nº 14, responsável pela organização do IV Congresso Cearense da Ordem DeMolay, o III Encontro de Líderes e várias campanhas filantrópicas. Posteriormente, Capítulo Cidade de Nova Russas Nº 335, sob os auspícios da Loja União e Progresso N° 30, trabalhando de forma exemplar.

O ano de 2000 termina com a instalação de dois capítulos: Capítulo Cidade de Mombaça Nº 439, patrocinado pela Loja Benjamin Constant N° 25, e o Capítulo Dragão do Mar Nº 455, em Fortaleza, pelas Lojas Acácia Alencarina Nº 50, Tiradentes Nº 53 e NECTAR Nº 64.

O Capítulo Cidade do Crato Nº 527, paraninfado por todas as Lojas jurisdicionadas à Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará do Crato, em 2002, e o mais novo integrante da família DeMolay cearense, o Capítulo Cidade de Sobral patrocinado pela Loja Deus e Fraternidade Sobralense Nº 17, ainda sem número, em julho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |