Reportagem da Folha.com divulgada nesta segunda-feira (18) mostra que ”a Polícia Federal apreendeu neste domingo cerca de 1 milhão de panfletos assinados por um braço da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) recomendando voto contra a presidenciável Dilma Rousseff (PT) por conta da questão do aborto.”
A apreensão, segundo a Folha, aconteceu em uma gráfica no bairro do Cambuci, região sudeste da capital paulista e foi determinada pelo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves a pedido do PT. Não foram divulgadas maiores informações já que o processo corre em segredo de justiça.
A Folha apurou que os panfletos foram encomendados pela Mitra Diocesana de Guarulhos. Segundo a matéria, Kelmon Luís Souza, católico ortodoxo, disse  que encomendou, desde setembro, 20 milhões de panfletos em gráficas de São Paulo a pedido da diocese.
Parte do material, que reproduz um “apelo a brasileiros e brasileiras” para que os eleitores não votem em quem é a favor da descriminalização do aborto, é assinado pela Regional Sul I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A propaganda chegou a ser distribuída em missas nos municípios de Aparecida (SP) e Contagem (MG) no dia 12 de outubro.
Em nota à Folha, os bispos do Regional Sul I afirmaram que não patrocinam a impressão de panfletos contra, nem a favor de candidatos e que não indicam ou vetam candidaturas. Assinada pelo presidente da regional, d. Nelson Westrupp, a entidade “recomenda, enfim, a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros.”

Fonte: Folha.com