quinta-feira, 25 de novembro de 2010

FECLI conquista planetário móvel para a região Centro-Sul

A Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovam o Projeto de Extensão denominado de Astronomia VIVA. O projeto contempla a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
No Estado do Ceará, existe um único planetário fixo em operação na capital, o que torna o Astronomia Viva pioneiro no Estado. A facilidade da locomoção, do armazenamento e do manuseio do planetário móvel permitirá que objetivos da UECE/FECLI sejam atingidos, uma vez que ele pode ser instalado em espaços públicos abertos, como parques e praças, em espaços fechados como escolas, quadras poliesportivas e museus das cidades do interior, que serão visitadas para este fim.
“Haverá um treinamento para os alunos da FECLI que tiverem o interesse de trabalhar como bolsistas nesse Planetário, como assim haverá também um teste de seleção para os monitores. Será uma cúpula Insuflável semi esférica que abrigará um projetor que vai projetar imagens na superfície interna dessa cúpula que vai simular o céu noturno e diurno, são nove mil objetos estelares.” Célio Muniz

Leiam mais no Jornal O Popular que já está nas ruas de Iguatu, Cariri e Sertão Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails