sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Iguatu comemora os 100 anos da sua Estação Ferroviária


Funcionários da Transnordestina, autoridades e populares na comemoração do centenário da Estação Ferroviária

Fonte: www.iguatu.net

Nesta manhã de sexta-feira, 05, foi comemorado o centenário da Estação Ferroviária de Iguatu. A Prefeitura Municipal realizou um encontro com todos os funcionários da Transnordestina e após uma cerimônia foi servido para convidados e vários populares um café da manhã.
A solenidade foi marcada pela saudade e esperança da reativação do local. Em discurso para os presentes o Secretário Joab Soares, falou sobre a homenagem, “a chegada da ferrovia foi um acontecimento histórico que mudou definitivamente o destino da nossa cidade, que passou a ser uma das maiores do Interior do Ceará. Provocou profundas transformações no cenário urbano, nos hábitos de vida e nos aproximou da Capital. Com ela, chegaram as empresas e a melhoria nas comunicações. Sem dúvidas foi a mola propulsora para o desenvolvimento de Iguatu. E os atuais funcionários que atuam neste setor representam todos os que passaram e trabalharam pelo crescimento da nossa cidade” afirmou.
Em seguida o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, destacou que o passado e o futuro estavam unidos naquele momento, “ quando conhecemos o passado, entendemos o presente e criamos uma expectativa do futuro. Onde com a chegada da Transnordestina em Iguatu será um novo patamar de desenvolvimento para a nossa cidade. E tudo começou aqui há 100 anos. Esta é uma data para se comemorar e lembrarmos sempre de todos que passaram por este local, pois contribuíram para que tivéssemos a possibilidade de ter uma vida melhor no presente” finalizou.
Um momento emocionante da solenidade foi o discurso da Secretária de Assistência e Ação Social, Célia Freitas, “ me emociono com tudo isto, pois são 100 anos de uma história que deveria ser mais bela, infelizmente governantes deste país ainda não souberam valorizar a força do sistema ferroviário, observamos que em outros países tudo é diferente, pois é um meio de transporte menos poluente, mais seguro e mais barato. Esperamos que tudo isto possa mudar. Mas para o nosso município relembrar os 100 anos de fundação da nossa estação ferroviária é voltar a um tempo onde o romantismo da época de poder viajar em um trem era algo maravilhoso e inesquecível. Temos a certeza que com a força de Agenor Neto e com seus projetos vamos ter esses momentos novamente” destacou Célia Freitas.
Para o prefeito Agenor Neto, as ferrovias ainda são o futuro do nosso Brasil e também de Iguatu, “ após 100 anos, este é um local que ainda representa a esperança de dias melhores para o nosso povo. Foi por estes trilhos que chegou o desenvolvimento e serão por eles que ainda iremos escrever a história de desenvolvimento do nosso município. Temos um projeto de reativação do sistema ferroviário em Iguatu. A Transnordestina será utilizada em outra linha férrea e esta que passa pela sede de Iguatu vamos lutar para que seja mais um ponto de transporte da população, do Alencar a Suassurana, vamos colocar trens que façam o transporte da população no dia a dia e nos períodos de eventos e nos finais de semana quem sabe de turistas que visitem a nossa terra. Fica aqui em nome dos atuais funcionários da Transnordestina os parabéns pelo belo trabalho realizado à frente da entidade e os nossos agradecimentos por estes 100 anos de luta pelo progresso de Iguatu” afirmou Agenor Neto.
O Historiador Wilson Lima Verde, contou um pouco da história da Estação Ferroviária. E no final, todos os funcionários, autoridades e populares participaram de uma sessão fotográfica onde as imagens ficarão sendo utilizadas no Museu da Imagem e do Som de Iguatu.

Vejam o vídeo da comemoração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |