segunda-feira, 1 de novembro de 2010

X Bienal do Livro em Iguatu

Entre os dias 03 e 05 de novembro, Iguatu será  o centro do universo literário com a realização da X Bienal do Livro. Uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará ( IFECE), Campus de Iguatu em parceria com a Prefeitura Municipal.
O evento será realizado na Praça da Matriz e contará com estandes das principais editoras do Brasil: Ática, Scipione, FTD, Saraiva, Moderna, Demócrito Rocha, Edições Paulinas, Paulus, Livro Técnico e IMEPH. Além disso, uma Casa Literária está sendo preparada para receber o público durante a Bienal, “A Casa literária é um espaço reservado para exposições de projetos de leituras, escritas e lançamentos de livros de autores iguatuenses e nesta edição com a participação de uma autora de Fortaleza. Será um local onde as famílias poderão enveredar pelo universo da leitura e obter informações sobre o evento” afirmou a Secretária de Educação, Benildes Uchoa.
Falamos com o Diretor- Geral do IFCE Campus de Iguatu, Ivan Holanda, que explicou como tudo começou, “ o evento sempre foi realizado dentro da nossa unidade educacional como uma feira literária, mas devido ao aumento de obras literárias dos nossos alunos, e da participação popular, decidimos fazer um convite a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e transformar a nossa feira um uma Bienal. Para nós do IFCE é algo maravilhoso apresentar um evento como este nesta amplitude, pois levamos para a comunidade o que existe de melhor no universo da leitura, mas também oferecemos a oportunidade de apresentar novos valores que estão surgindo em nossa cidade e na região” disse.
Um exemplo de novos valores será a apresentação de um livro de poemas produzido por 32 alunos da rede municipal de ensino,” fizemos um trabalho dentro das escolas onde os alunos puderam produzir poemas e unimos os melhores para a conclusão de um livro intitulado, sou poeta sim senhor, uma homenagem destes jovens autores para a sua cidade. Mas do que um livro é um exemplo de como podemos garimpar e descobrir grandes talentos em Iguatu” destaca Benildes Uchoa. O livro será apresentado durante o evento e distribuído gratuitamente.
Para o prefeito Agenor Neto, o evento é uma possibilidade de colocar a Região do Centro-Sul como um pólo literário nos próximos anos, “ parabenizo o IFCE pela iniciativa e quando fomos convidados para fazer esta parceria decidimos apoiar um evento de tamanha envergadura devido a sua grandeza. Observamos que Iguatu mais uma vez demonstrará que é um centro cultural, mas queremos levar esta grandeza para os outros municípios, temos grandes valores em várias cidades que desejam apresentar seus livros e também ter contato com a riqueza literária que será apresentada. Tenho a certeza que esta é uma semente para a transformação nos próximos anos para uma Bienal Regional do Centro-Sul e estaremos reunidos com centenas de autores de muitas cidades” prevê Agenor Neto.
Destaque para uma ação que já é sucesso em vários eventos que é a Rádio Criança Cidadã. Os jovens comunicadores também estarão atuando durante a X Bienal do Livro.
Vários shows irão acontecer com João Colares, Banda de Rock da Escola Agrotécnica, Unidade II, Teatro de Bonecos e apresentações de grupos de dança.

Fonte: www.iguatu.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |