quarta-feira, 9 de abril de 2008

Partidos devem aprimorar escolha dos candidatos

Os presidentes regionais de todos os partidos com atuação política no Estado do Ceará estão sendo convidados pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Huguette Braquehais, para participarem de uma reunião na próxima sexta-feira (11/04), a partir das 16 horas, na sala de sessões do TRE. Ela vai solicitar aos partidos cautela na escolha dos seus candidatos ao próximo pleito.

Para a presidente do TRE cearense, é importante a colaboração dos partidos no sentido de não oferecerem legenda a candidato que, por conta do seu passado, se for eleito poderá macular a imagem da agremiação pela qual disputou o pleito, não aplicando corretamente os recursos públicos.

Na concepção da desembargadora Huguette Braquehais, a existência de partidos fortes contribui para o exercício da democracia. Então, ao escolher somente candidatos com um passado limpo, além de preservar a sua imagem, o partido estará dando um exemplo de compromisso com o Estado Democrático de Direito. A proposta a ser apresentada aos presidentes dos partidos políticos conta com o apoio da Corregedoria Regional Eleitoral, do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará.

A análise da probidade administrativa e da moralidade, considerando a vida pregressa do candidato, para efeito de registro de candidatura, vem gerando polêmica nos círculos políticos, sendo objeto de discussão em seminários e encontros preparados para debater a legislação eleitoral. A questão foi abordada, inclusive, no encontro de presidentes dos TREs, realizado recentemente em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |