segunda-feira, 13 de abril de 2009

Comunidade Escolar Iguatuense discute Plano Municipal da Educação

Alunos participam do plano municipal de educação
O Plano Municipal da Educação(PME) é um plano da Rede Municipal de Ensino Municipal e deve estar integrado ao Plano Estadual da Educação e ao Plano Nacional da Educação(PNE), porém mais integrado ainda, à realidade, à vocação, às políticas públicas municipais e sua proposta de desenvolvimento local. Documento de valor inestimável para a educação do município, o PME concentra as diretrizes e as ações dos gestores durante 04 anos de atuação, sendo previstas revisões neste período. Assim sendo, o PME de Iguatu foi elaborado em 2005 com vigência até 2008. A primeira revisão foi em 2007 com o período de atuação até 2012. Diante das demandas atuais da educação, do alcance de algumas metas e das grandes mudanças ocorridas em nível global e local, em 2009 faz-se necessária nova revisão. Obedecendo ao critério da participação democrática e confiando no potencial de cada um que compõe a comunidade escolar, a Secretaria da Educação promoveu encontros em cada escola no período de 30/03 a 03/04 reunindo pais, alunos, professores e representantes das comunidades para discutirem o atual PME e sugerir mudanças. Todas as sugestões colhidas serão apresentadas no II Seminário Municipal do Plano Municipal da Educação, previsto para acontecer em maio deste ano. Todas as escolas e Centros de Educação Infantil realizaram o trabalho que teve como articuladores o Núcleo Gestor com apoio dos técnicos da Secretaria da Educação. A metodologia utilizada foi a discussão em grupos e esteve centrada nos cinco eixos do PME: melhoria da aprendizagem, padrões básicos de funcionamento da rede escolar, valorização dos profissionais da educação, fortalecimento da gestão educacional e escolar e política de inclusão social e diversidade cultural; e as vinte e oito metas do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do Governo Federal. “Para mim, este momento representou o fortalecimento da gestão participativa e a valorização de cada um que compõe a comunidade escolar. Ver pais, alunos, professores e diretores discutindo a sua realidade e buscando formas de melhoria na qualidade da educação a nível municipal foi de grande valia” afirmou Joeny Alves, técnica pedagógica da Secretaria da Educação. “Em nossa escola foi um momento impar. Contamos com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar e mais ativamente do segmento aluno. A discussão e a troca de experiências foram os pontos fortes do encontro e motivou a interação de todos os participantes”, citou Delma Magalhães Sena, diretora da EEF Clara Alves de Araújo.

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