segunda-feira, 27 de julho de 2009

ÁUDIO: psicanalista traz conheçimento da França para ações em Iguatu

Lia Barreto observa criança no Abrigo Domiciliar de Iguatu
A Prefeitura de Iguatu trouxe para a Terra da Telha um dos maiores nomes da psicanálise cearense, estamos falando da psicanalista Lia Batista Valseth, Doutoranda em Medicina e Psicanalise pela Universidade Paris VII. A mesma atua na coordenação de um abrigo domiciliar que é modelo na França. O objetivo da sua visita ao nosso município é de realizar uma capacitação com os profissionais que trabalham direta e indiretamente nos cuidados com as crianças acolhidas no Abrigo Domiciliar de Iguatu, “ queremos com estas ações dar uma melhor qualidade e rigor técnico, indispensáveis ao desenvolvimento mental, físico e social, a estas crianças que estão numa situação de ausência dos pais. Já está comprovado que as bases da saúde mental se constituem nos primeiros meses e anos de vida; elas dependem das relações de vínculos corporais, afetivos, simbólicos de linguagem entre o bebê e sua mãe (ou substituto). São essas relações que irão promover a inserção do ser humano na cultura e construir no filhote humano sua subjetividade, eixo organizador do desenvolvimento em todas as suas vertentes. Falar de prevenção de distúrbios psíquicos pode parecer contestável em uma visão psicanalítica. Afinal, para a psicanálise é somente na posterioridade que o sintoma se articula e ganha sentido” disse.
Questionamos a Lia Barreto sobre as ações do PADIN -Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil,"é um dos melhores programas que já vi, é ousado, corajoso e está de parabéns Iguatu por colocar a disposição um programa como este" afirmou.
Durante dois dias acontecerão treinamentos com funcionários do Abrigo Domiciliar, equipe do CREAS; CRAS 1,2 e 3; Conselho Tutelar e representantes da Sec de Cultura e Turismo. Escute a entrevista completa da psicanalista Lia Barreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |