A Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Iguatu, representada pelo Dr. Paulo César Secretário Adjunto do Meio Ambiente e o Sr. Marcos Duarte Secretário Adjunto de Administração, Finanças e Planejamento e o CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) representado pelo seu presidente Sr. George Gouvêa, estiveram presentes ao grande evento realizado pelo Governo do Estado do Ceará no dia 17 de Junho de 2009 onde o Vice-Governador do Ceará Francisco Pinheiro anunciou o Movimento dos Povos do Rio Jaguaribe, buscando articular ações para a recuperação e desenvolvimento sustentável do manancial, que é considerado uma das principais bacias hidrográficas do Estado. Estiveram também presentes a este evento o Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, além de vários Prefeitos, Vice-Prefeitos, Secretários de Governo, Secretários Municipais, Juízes, Desembargadores, Promotores, Técnicos Ambientais, Organizações não Governamentais ligadas à preservação do Meio Ambiente e muitas outras autoridades.
O movimento busca integrar ações e projetos nos 21 municípios que compõem a Bacia do Rio Jaguaribe. A idéia deste primeiro Encontro com todas essas autoridades que comportam o Rio Jaguaribe foi para discutir os principais problemas do RIO e articular ações como a recuperação da mata ciliar nativa das margens do Jaguaribe e combater a contaminação da água por meio de resíduos sólidos e sanitários, que costumam ser jogados no rio. Além de garantir a preservação do manancial para as gerações futuras, a recuperação do rio é necessária e urgente para evitar que situações como as enchentes ocorridas no Vale do Jaguaribe se repitam.
“Atualmente, o assoreamento do leito e a degradação da mata ciliar nas margens do Jaguaribe são fatores relevantes para que ocorram as enchentes, que causaram tantos estragos este ano. Eu cresci naquela região e percebo que o rio de hoje não é o mesmo da minha infância. Precisamos reverter isso e combater a poluição, pois no rio temos os três principais reservatórios do Estado, o Trussu, o Orós e o Castanhão, que concentram quase 50% da reserva de água”, observou o vice-governador do Estado.
O Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc falou sobre o FUNDO NACIONAL DE RECUPERAÇÃO CLIMÁTICA que tem como objetivo investir na Educação Ambiental, conscientização da população para preservação do meio ambiente, remuneração para os ribeirinhos replantarem a mata ciliar nativa das margens dos Rios e Mangues quando a cidade comportar os mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário