terça-feira, 11 de agosto de 2009

Vacina contra "gripe suína" será produzida em outubro no Brasil

O Brasil recebeu nesta terça-feira os primeiros lotes com a cepa do vírus da "gripe suína" (rebatizada de gripe A H1N1 pela OMS), matéria-prima para a produção de vacinas contra a nova doença e as primeiras doses devem ser produzidas a partir de outubro, informou o presidente da Fundação Butantan, Isaias Raw, nesta terça-feira.
Para Raw, de acordo com a Agência Câmara, o Brasil será pressionado para atender também a seus países vizinhos, já que o Butantan é o único instituto na América Latina habilitado para produzir vacinas. O governo pretende vacinar até 18 milhões de pessoas contra a doença até metade do ano que vem. Nesta terça-feira, durante sessão na Câmara dos Deputados em Brasília, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, voltou a criticar a distribuição do medicamento usado no tratamento da "gripe suína"."É uma medida perigosa", afirmou.
Temporão acrescentou que casos de resistência ao medicamento já foram registrados no Canadá e na China.Na semana passada, o ministro havia classificado como "irresponsável" a distribuição indiscriminada do medicamento e disse que seu uso descontrolado poderia tornar o vírus mais resistente.Temporão reafirmou que o ministério está atento à evolução da gripe H1N1 no país mas que não se deve transformar a nova doença em uma "peste"."O sistema de saúde que construímos vai dar conta do recado", disse Temporão. "Gripe é uma doença complicada, que deve ter muita atenção e cuidado, não apenas agora".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |