sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Conselho Tutelar quer combater evasão escolar em Várzea Alegre

Prevenir e combater a evasão escolar, a indisciplina na sala de aula, violência familiar e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Esses são os objetivos do Projeto Conselho na Escola, lançado, nesta cidade, pelo Conselho Tutelar, em parceria com a Secretaria de Educação do Município e o Ministério Público Estadual. É um programa inédito na região Centro-Sul do Ceará.

O conselheiro tutelar, Michel Martins, esclareceu que o projeto oficializa um programa informal de visitas às escolas públicas e particulares do município. "Queremos conscientizar os diretores e professores sobre a importância de relatar casos suspeitos de violência contra os alunos ocorridos em casa ou na escola", disse. "Os docentes passam grande parte do tempo com as crianças e os adolescentes e podem perceber comportamento estranho ou sinais físicos de maus tratos".

A ideia do projeto é buscar aliados fortes. "Sem o apoio dos professores pouca coisa poderemos fazer", observa Martins. No lançamento, a Secretaria de Educação mostrou disposição em participar da parceria. O secretário de Educação, Dagoberto Diniz, apoiou a iniciativa do Conselho Tutelar. "Iniciativas como essas fundamentam o trabalho de proteção das crianças e dos adolescentes e, por isso, terá o nosso suporte".

Os conselheiros tutelares, Michel Martins e Ilário Benjamim, no ato de lançamento do projeto, reforçaram o objetivo do programa que prioriza temas como a evasão escolar, indisciplina escolar, indícios de violência familiar e, ainda, exploração sexual. O Conselho Tutelar distribuiu formulários com os diretores, para que, em caso de denúncia, sejam preenchidos e enviados ao Conselho.

Martins observa que a convivência dos educadores com as crianças e os adolescentes é fundamental para o êxito do projeto. "Não apenas nos preocupa as questões ligadas à violência e ao abuso sexual, mas os casos de evasão escolar", disse Martins. O secretário Dagoberto Diniz destacou a contribuição que o projeto dá para a permanência das crianças e adolescentes nas escolas. "Será mais um reforço que teremos para o contato com a família dos estudantes", frisou. "Nesses casos, a participação do Conselho Tutelar é muito importante".

Há cinco meses que Martins coordena o Conselho Tutelar e, com a participação dos conselheiros, tenta obter apoio para a instituição, como carro para deslocamento da equipe e outras melhorias. "Há dificuldades para realizarmos um trabalho com maior abrangência e melhor qualidade", disse.

Nesse período, houve a apuração de quatro casos de pedofilia, de violência sexual contra crianças e adolescentes menores de 16 anos de idade. "Muitos não compreendem o nosso trabalho e não nos dão apoio", frisou Dagoberto Martins. Os diretores de escolas públicas receberam o livro Infância e Parlamento, doado pela senadora Patrícia Saboya.

Assim como em Várzea Alegre, muitos Conselhos Tutelares de outros municípios enfrentam dificuldades de infraestrutura na realização do trabalho. Porém, sem a atuação dos mesmos, a proteção das crianças e dos adolescentes fica totalmente comprometida.

Mais Informações:
Conselho Tutelar de Várzea Alegre Rua Dr. Leandro Correia, 290
Centro, Várzea Alegre
(88) 9217. 6612


Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |