sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Delegada é sabatinada na Câmara Municipal de Iguatu


Delegada Monique Mendonça é observada pelos vereadores em sessão especial na CMI

Os representantes do povo iguatuense receberam na Câmara Municipal de Iguatu a delegada Monique Mendonça, a mesma está à frente da Delegacia da Mulher que durante quase duas horas respondeu as perguntas dos vereadores e representantes de entidades da Terra da Telha. O presidente da CMI, o vereador Ednaldo Lavor destacou que o poder legislativo estará sempre á disposição da DM para auxiliar no que for preciso, “ sabemos da nossa responsabilidade e faremos o que for preciso para auxiliar a nova delegada na luta pela defesa da mulher iguatuense” disse.

O vereador Ronald Bezerra foi o proponente da audiência especial e falou sobre a impressão que teve da nova delegada, “ percebemos que a delegada Monique Mendonça está preparada para exercer tal cargo em nossa delegacia, suas palavras não são apenas de defesa da mulher, mas de toda família” destacou.

O comandante da 2ªCIA/2ºBPM de Iguatu, Coronel Gomes Filho, destacou que a nova delegada terá todo o apoio da entidade para executar o seu trabalho, “ existe uma união muito forte entre as entidades de segurança em Iguatu e esta união também será com a Delegacia da Mulher, onde percebo que a sua representante está completamente preparada para comandar as ações de defesa das nossas mulheres” afirmou.

Para o vereador Nelho Bezerra a bebida é um dos fatores que contribuem para a violência contra a mulher, “ mais de 78% das infrações da Lei Maria da Penha tem como fator base a bebida que destrói casais e famílias inteiras. E o resultado final é a violência contra as mulheres” disse.

O vereador Louro da Barra disse estar impressionado com as atitudes da nova delegada, “ além de jovem a nossa delegada demonstrou ter uma grande sensibilidade, pois a defesa da família foi colocada em primeiro plano nas suas palavras” falou o vereador da Barra. O vereador Mário Rodrigues disse que a batalha travada pela delegada será grande pelas dificuldades que serão encontradas, “ as dificuldades sociais que estão em nossa sociedade dificultarão as ações da nova delegada e sabemos que a mesma não tem as condições ideais para realizar este combate, pois são problemas que aumentam a cada dia e pedimos a Deus que lhes ajude á frente da Delegacia da Mulher” falou.

Aderilo Filho deu as boas vindas a Delegada Monique Mendonça, “ desejo a mesma toda sorte e que consiga ter as condições para realizar um bom trabalho, infelizmente em nossa região a violência é constante contra ás mulheres e apenas unidos como estamos hoje é que poderemos reverter este quadro, não deixando toda a responsabilidade para a DM de Iguatu” afirmou Aderilo Filho.

O verdureiro do povo, Jarim, disse que ainda hoje as mulheres sofrem com resquícios do machismo que ainda faz mulheres vítimas dentro de suas residências, “ infelizmente a falta de respeito ainda acontece contra nossas mulheres e não podemos permitir que estas agressões realizadas passem impunes por isso devemos apoiar no que for preciso a delegada Monique Mendonça porque assim poderemos combater aqueles que são os resquícios de uma época que não pode voltar” destacou Jarim.

Para finalizar a Delegada Monique Mendonça agradeceu a atenção dos vereadores e reafirmou o seu compromisso em defender as mulheres de Iguatu, “ vinhemos com este pensamento de que não iremos tolerar qualquer atitude contra nossas mulheres, vamos conscientizá-las sobre seus direitos, mas também faremos a proteção à família e para isto precisaremos da união de todos para vencermos esta batalha” finalizou.


Saiba disso

Os principais casos atendidos na Delegacia de Defesa da Mulher:

Lesão Corporal: casos de espancamento, socos, bofetões, pontapés, e uso de objetos contundentes (facas, tesouras etc).

Estupro: relação sexual forçada por meio de violência ou ameaça (relações sexuais forçadas entre: marido e mulher; com deficiente mental; menores de 14 anos também são consideradas estupro).

Atentado violento ao pudor: contato íntimo forçado, sem relação sexual.

Rapto: condução a força ou sobre ameaça para algum local com a intenção de ter contato íntimo, sem completar uma relação sexual.

Ameaça: intimidação, através de palavras ou gestos, indicando a intenção de fazer algum mal.

Calúnia: falsa acusação

Difamação: ofensa contra a honra, na presença de outras pessoas.

Injúria: ofensa, sem a presença de testemunhas.

A delegacia também atua em casos de separação de casais, pensão alimentícia, partilha de bens e busca de filhos.

É importante saber que:

O acusado tem sempre o direito de ser defendido por um advogado. O Estado tem a obrigação de fornecer um advogado aos acusados sem recursos.

Nos casos de violência sexual (estupro, sedução, atentado violento ao pudor, rapto), a delegada orientará a vítima a pedir a punição do agressor (queixa-crime). O prazo para fazer esse pedido é de 6 meses. Sem o pedido, o agressor não poderá ser punido pela lei.

Geralmente, as vítimas de violência sexual sentem-se envergonhadas ou com medo de denunciar o agressor. Para evitar constrangimento, a vítima tem o direito de pedir ao juiz para realizar as audiências do processo a portas fechadas, protegendo, assim, a sua intimidade.

Procure logo a Delegacia. Tudo o que você disser pode ser importante para denunciar a violência que você sofreu processar o seu agressor. Não deixe o tempo passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |