terça-feira, 10 de novembro de 2009

Fórum se mobiliza por universidade em Iguatu



Agenor Neto fala sobre as ações para trazer a universidade

Mais uma etapa na luta pela ampliação do Ensino Superior nesta cidade será dada hoje, com a entrega em Brasília, na reunião de deputados federais e senadores pelo Ceará, de um documento solicitando apoio dos parlamentares para a inclusão, no Orçamento 2010 da União, de R$ 10 milhões para a implantação da Universidade Federal do Centro-Sul. A ideia é a apresentação de uma emenda de bancada, que tem mais peso e força para ser consolidada.


Ontem, aconteceu, em Iguatu, no Complexo de Proteção Social, uma reunião com prefeitos do Centro-Sul, professores, alunos, vereadores, lideranças comunitárias e representantes de entidades de classe e de clubes de serviço com o objetivo de dar continuidade à coleta de assinaturas para o abaixoassinado que será entregue hoje na reunião da bancada cearense.

O encontro foi coordenado pelo prefeito de Iguatu, Agenor Neto, que solicitou o apoio dos políticos e da comunidade. "Essa é uma luta de todos, e não apenas de uma cidade. A Universidade Federal do Centro-Sul é um investimento que vai trazer o desenvolvimento para a região". Ele lembrou que a reunião foi mais uma etapa do movimento que já dura seis anos.

O prefeito de Piquet Carneiro, Expedito Nascimento, avaliou que o projeto da implantação de uma universidade na região é de verdadeira inclusão social e educacional. Para o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, a educação é o melhor caminho de transformação social e econômica de uma região e de crescimento pessoal. "Esperamos a sensibilidade da bancada federal e que esse projeto não fique apenas no papel". O diretor do campus da Universidade Regional do Cariri (Urca) em Iguatu, Ivo Ferreira, fez uma retrospectiva das etapas já realizadas em favor da instituição e destacou que a implantação, em breve, da cidade universitária nas instalações da antiga Fábrica Cidao representa a base para a futura universidade. "Vivemos um tempo favorável de motivação e de alegria na região. Essa é uma luta suprapartidária que deve mobilizar todos os políticos". O deputado estadual Osmar Baquit posicionou-se de forma favorável ao projeto e destacou o esforço da região.

FIQUE POR DENTRO

Luta é antiga

A luta pela implantação da Universidade Federal do Centro-Sul começou com a apresentação de um projeto indicativo do então deputado federal Bismarck Maia. Depois, diretores da União Iguatuense de Universitários entregaram um abaixoassinado com 20 mil assinaturas ao presidente Lula, durante visita ao Cariri. O Governo do Estado vai investir R$ 15 milhões na construção da cidade universitária que vai abrigar cursos da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Urca e da Fatec. A coordenadora do Crede, Laênia Chagas, apresentou números do ensino básico e também defendeu a implantação da universidade. O representante da Diocese de Iguatu, padre João Batista, aproveitou o encontro para solicitar dos prefeitos apoio no transporte escolar para os alunos do campus da Urca.

Mais Informações:
Prefeitura de Iguatu
Avenida Rui Barbosa, S/N
Centro-Sul
(88) 3566.7916

Honório Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |