quinta-feira, 26 de novembro de 2009

HEMOCE/Iguatu comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue



Representantes do HEMOCE e Maçonaria movimentaram o centro de Iguatu

Com o objetivo de incentivar a participação da população, foi instaurada no Brasil a data de 25 de novembro como o Dia Nacional do Doador de Sangue. No dia 14 de junho, celebra-se a data no mundo. Ambas as ocasiões servem como mote para que se realizem grandes campanhas, coordenadas pelo Ministério da Saúde.
De acordo com o órgão, no Brasil, apenas 1,8% da população doa sangue e, para que os estoques de todos os bancos se mantivessem estáveis, o ideal seria ter o dobro de pessoas dedicando-se a esse ato solidário.
Em Iguatu a data está sendo comemorada pela direção do HEMOCE com muitas ações que estão movimentando a unidade de Iguatu, " percebemos que nesta semana aconteceu um aumento do número de doadores e isto é fantástico porque a maioria é de Iguatu coisa que não acontece habitualmente" afirmou Olga Feitosa, diretora do HEMOCE/Iguatu.

Para as pessoas que pensam em se engajar, mas não sabem como aderir à causa, seguem algumas orientações:
1 - É preciso estar em boas condições de saúde para doar sangue, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar em posse de algum documento de identificação original. Não podem doar aqueles que tiveram gripe na última semana, bem como as mães que deram à luz há menos de 90 dias, em caso de parto normal, e 180, no caso de cesariana. Quem está amamentando também não deve participar das campanhas. Pessoas que fizeram tatuagens no último ano, usuários de drogas injetáveis, portadores de hepatite B e C, AIDS e Doença de Chagas não podem colaborar. Quem fez sexo sem proteção nos últimos 12 meses também precisará esperar nova oportunidade de doar.
2 - Interessados que estiverem em dia com essas exigências podem procurar o Banco de Sangue mais próximo de sua casa para fazer a sua contribuição. Vale lembrar que esses locais aceitam doações em qualquer época do ano, não só nos dias de campanha. No site do Ministério da Saúde (www.saude.gov.br) você encontra uma lista com todos os postos de recebimento de sangue no Brasil.

3 - O processo de coleta leva, em média, 30 minutos. São retirados 450 ml de sangue e, após a doação, o voluntário recebe um lanchinho. As Leis Trabalhistas ainda garantem ao doador a dispensa do trabalho no dia da coleta, sem descontos no salário.
4 - Quem já fez a sua parte este ano deve ficar atento ao intervalo mínimo até a nova doação. Os homens precisam aguardar 60 dias para a próxima retirada e podem fazer no máximo quatro doações por ano. Já o intervalo, para as mulheres, deve ser de 90 dias. Para elas, o limite é de três doações ao ano.
 
A semana de comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue terá o seu fim na próxima sexta-feira, 27/11, quando acontecerão várias homenagens a pessoas e instituições que auxiliam a entidade no dia a dia.
 
Para mais infromações:
 
HEMOCE - IGUATU
Rua: Edilson de Melo Távora, s/n - Bairro: Vila Centenário - Cep: 63500-000 Iguatu/CE
Fone: (0xx88) 3581.9409 E-mail: iguatu@hemoce.ce.gov.
Horário de Funcionamento:
7h às 18h, de segunda à sexta-feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |