quinta-feira, 26 de novembro de 2009

XXIII Feira de Negócios da Região Centro-Sul (Fenercsul) tem início hoje em Iguatu

Começa hoje à noite e prossegue até o próximo sábado, 28, a XXIII Feira de Negócios da Região Centro-Sul (Fenercsul). O evento é promovido pelo Sebrae, no Palácio da Microempresa, nesta cidade, e reúne expositores locais e de outras regiões. Os operários trabalham na montagem de 50 estandes para comercialização de confecções, artesanato, calçados, produtos industrializados, de informática e de outros artigos do comércio varejista.
Neste ano, o evento está cheio de novidades. Haverá um espaço dedicado ao empreendedor individual com três projetos inovadores. Uma oficina mecânica, uma mini lanchonete e uma barraca de frutas e verduras. A ideia é mostrar aos pequenos empresários o modo correto de instalação, organização, limpeza e exposição dos produtos. A programação inclui ainda palestras técnicas, consultorias empresariais e shows com artistas locais.

Oportunidade

O coordenador da Fenercsul, Marcélio Costa, disse que a oficina mecânica de automóveis vai dar oportunidade aos mecânicos da região Centro-Sul de conhecer a forma adequada de instalação, disposição de equipamentos de uma unidade real com veículo instalado. "Vamos acabar com aquela ideia de sujeira e desorganização que é comum nas oficinas", frisou Costa.

Os proprietários de casas de lanches terão oportunidades de conhecer o funcionamento moderno e adequado de uma mini lanchonete. Manipulação dos alimentos, higiene, organização administrativa e qualidade no atendimento serão ensinados na prática aos empreendedores. Haverá também uma barraca de frutas e verduras com o objetivo de demonstrar aos feirantes o modo de melhor expor e vender os frutos, otimizando, dessa forma, espaço.

Nos últimos dois anos, a Fenercsul tem contado com uma maior participação de fornecedores para o comércio varejista local e de técnicos consultores para orientar os microempreendedores da região.

Uma outra novidade é a instalação de uma área de atendimento aos empresários com informações e consultas sobre a atividade de empreendedor individual, fornecida por representantes da Junta Comercial, INSS, escritórios de contabilidade e assessoria jurídica. O objetivo é mostrar os direitos que os empreendedores têm.


Financiamento

Haverá também um espaço de informações sobre financiamento para atividades comerciais, industriais e aquisição de equipamentos e máquinas por agentes do Banco do Nordeste.

A finalidade é facilitar o crédito e a elaboração de projetos para obtenção de empréstimo bancário. O Sebrae articulou a participação de 22 caravanas de empresários da região Centro-Sul, que deverão visitar a feira até o próximo sábado.

Os operários concluem, na manhã de hoje, a montagem dos estandes e da iluminação. No período da tarde, as empresas dedicam-se à decoração dos espaços de exposição dos produtos. O coordenador da Fenercsul, Marcélio Costa, disse que, mais uma vez, a ênfase será a realização de negócios. "Investimos na vinda de fornecedores, de caravanas de empresários", explicou. "O nosso objetivo é consolidar o evento como espaço para divulgação e venda de produtos", disse.

Setor varejista

Os desfiles de produtos e de modelos cederam espaço na programação para outros projetos, como a vinda de fornecedores, a formação de caravanas empresariais e a instalação da oficina mecânica de automóveis, a mini lanchonete e a barraca padronizada de frutas e verduras. "O foco é o setor varejista", ressalta Marcélio Costa.
Houve mudança também no horário de funcionamento. No período das 16 às 18 horas, o acesso é restrito aos empresários vindos em caravanas e para os convidados das palestras. Já a partir das 18 horas, a Fenercsul abre as portas para o público em geral.

A Fenercsul é realizada pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae), em parceria com o Banco do Nordeste, Prefeitura de Iguatu e o Governo do Estado do Ceará.
 
Honório Barbosa/ Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |