segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ceará sai da área de risco desconhecido da febre aftosa

A classificação sanitária da Febre Aftosa no Ceará passou de “área de risco desconhecido”, para “área de risco médio”. A notícia histórica foi dada nesta segunda-feira (21) pelo governador Cid Gomes durante o lançamento do programa Hora de Plantar em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, que foi comunicado por telefone pelo próprio ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes.

“O que possibilitou o Ceará a sair do risco desconhecido foi um conjunto de fatores como a vacinação por três anos seguidos, diálogo permanente com o Ministério e o concurso para novos agentes. O Ceará poderá comercializar carne e, sobretudo, produtos laticínios que é uma das grandes potencialidades do Estado”, disse o Governador.

A Instrução Normativa coma nova classificação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira (22). A conquista chega depois de esforço intensivo nas campanhas de vacinação que, em outubro, durante a segunda etapa, atingiu o recorde de 88,4% de imunização do rebanho. Na primeira etapa desse ano, que aconteceu no mês de abril, o índice foi de 85,8%. Outro número ultrapassado foi a quantidade de animais vacinados: 2,074 milhões de bovinos, das 2,3 milhões de cabeças cadastradas no Estado.
Em 2009, seis municípios vacinaram 100% dos seus rebanhos: Chaval, Martinópole, Uruoca, Maracanaú, Piquet Carneiro e Barroquinha, e o programa contou com o apoio de agentes de saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), do Departamento Estadual do Trânsito (Detran), do Comando de Policiamento Rodoviário (CPRv), da Secretaria da Fazenda e da Polícia Rodoviária Federal.

Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |