terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Adultos e jovens participam do EJA em Iguatu



Ednaldo Lavor ao lado dos alunos do EJA na Vila Chapadinha

Em uma noite marcada pela alegria, a emoção e homenagens, a escola Judite Cavalcante Silva, na Vila Chapadinha, realizou a cerimônia de formatura da 4ª turma do ensino fundamental da EJA – Educação de Jovens e Adultos na noite de ontem, 21.


A formatura aconteceu na própria escola e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor que também foi o patrono da turma, além do vereador Jarim, de representantes da Secretária Municipal de Educação de Iguatu, funcionários da escola e familiares dos formandos e convidados. Nesta turma do EJA concluíram 13 alunos, que agora podem ingressar no ensino médio.

A paraninfa da turma agradeceu os professores pelo trabalho com muito esforço e dedicação e parabenizou os formados que conseguiram superar o desafio e realizaram mais um sonho.

O vereador Ednaldo Lavor, parabenizou e destacou a alegria dos formandos com a sensação do dever cumprindo, a satisfação do objetivo atingido, apesar das dificuldades, “ para que estes adultos e jovens chegassem a este momento foi necessário um sacrifício enorme, que nós aqui jamais poderemos dimensionar, esta turma é um exemplo de força e coragem para e alcançar um objetivo e neste caso estamos falando do conhecimento que sem dúvidas irá auxiliar a todos nos dias que virão tanto no mercado de trabalho ou nas horas de lazer, não posso deixar de parabenizar também a Prefeitura Municipal de Iguatu que através da sua secretaria de educação trouxe este benefício para a nossa gente” destacou o presidente da Câmara Municipal de Iguatu.

O aluno Genilson Lima que estava fora da sala de aula há 10 anos afirmou que todos os adultos que estiverem na mesma situação devem entrar no EJA, “ agradeço a Deus por ter me colocado em um programa tão importante, estava fora da sala de aula há muito tempo e agora recuperei o tempo perdido e estou me formando com meus amigos, digo a todos os adultos que quiserem retornar a sala de aula façam isto, pois vale á pena, sempre “ disse.

O vereador Jarim também falou sobre o emocionante momento que viveu na Vila Chapadinha, “ aqui temos pessoas simples que conseguiram avançar com muito esforço na sua escolaridade, são verdadeiros heróis que servem de exemplo de superação para todos os iguatuenses” finalizou.

Os formandos receberam os certificados das mãos das autoridades. Logo após, autoridades, professores e demais funcionários da escola foram homenageados. Encerrando a solenidade foi servido um jantar.

Entenda o EJA:

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade. É importante lembrar que a educação de jovens e adultos está tendo uma preocupação maior atualmente.

A iniciativa faz parte das várias pesquisas financiadas pela coordenação Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até 2009.

Os alunos do EJA são geralmente trabalhadores/as, empregados/as e desempregados/as que não tiveram acesso à cultura letrada.

O que acontece é que existem grandes disparidades entre ricos e pobres. De acordo com estudos realizados, a população pobre encontra-se em desvantagem principalmente ao se tratar de jovens e adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |