quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Vereadores aprovam data para comemoração do Dia do Líder Comunitário em Iguatu

Os vereadores iguatuenses aprovaram nesta quarta-feira, 16, o Projeto de Lei 051/09 de autoria do vereador João Inácio, onde a partir de agora o dia 15 de janeiro passa a ser o Dia do Líder Comunitário em Iguatu.


Falamos com o presidente do Conselho Comunitário de Desenvolvimento Municipal de Iguatu, Lindovan Oliveira que parabenizou a Câmara Municipal de Iguatu pela aprovação desta homenagem, “O líder comunitário é o cidadão qualificado para representar a coletividade de seu pequeno bairro. É a autoridade legítima e legal que emerge de dentro do local onde reside e desenvolve o trabalho social e político, solidário e consciente que se traduz nas melhorias que obtém para sua comunidade” disse.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, o líder comunitário é o início de todo o processo político e de várias ações na comunidade, “ as lutas do líder comunitário vão desde os pleitos de envergadura de obras de saneamento e água, asfalto, iluminação, entre outras, ao atendimento básico de assistência à carência no campo da alimentação, da saúde, do vestuário. A educação através de creches e escolas também fazem parte de seu programa de mandato, bem como a eficiência no campo do transporte e de comunicação (telefonia comunitária). Em torneios e campeonatos esportivos, com as festas comemorativas de datas relevantes, mobiliza moradores rumo a socialização interna. Seu objetivo é formar uma equipe e atingir o comando de uma entidade constituída, normalmente denominada de associação de moradores, para com este credenciamento formal se habilitar nas organizações municipais, estaduais e federais visando trazer para o seio de seus liderados o conforto que o progresso oferece e o que o ser humano tem direito inalienável” explicou Ednaldo Lavor.

Para o vereador João Lázaro a homenagem é justa mas pediu para a população fiscalizar e cobrar boas ações dos líderes comunitários em Iguatu, “ sem dúvidas é uma justa homenagem que os vereadores estão fazendo para os nossos líderes comunitários, mas devemos também alertar a população que cobrem e fiscalizem as ações de seus líderes pois eles estão ali eleitos pelos moradores de bairros e sítios ou distritos, mas podem perder o seu mandato quando traem o seu povo sem buscar os benefícios necessários para a comunidade, vamos sim homenagear os bons líderes mas aqueles que traem o seu povo não merece homenagem alguma” alertou.

Para o vereador João Inácio que é o autor da lei o líder comunitário é o primeiro poder político de uma comunidade, “ o líder comunitário facilita o trabalho do executivo e do legislativo porque a sua organização agiliza o desempenho político dos poderes constituídos. O líder conduz a verdade de seu grupo e a documentação que registra sua vontade. O líder atuante é um exemplo para todos aqueles que precisam antes de mais nada prestar o serviço civil obrigatório a que todo cidadão deveria se reportar por isso merece toda homenagem possível” finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |