quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Projeto institui Semana Estadual de Incentivo à Doação de Sangue nas Escolas

Esclarecer dúvidas e oferecer orientações aos alunos da rede pública e privada quanto à importância e a necessidade de doação de sangue. Estes são os principais objetivos da Semana Estadual de Orientação e Incentivo à Doação de Sangue nas Escolas das Redes Pública e Privada.

Criada no ano passado a partir de um projeto de lei da deputada Lívia Arruda (PMDB), a Semana foi incorporada ao calendário oficial do Estado e será comemorada, anualmente, no início do mês de abril.

De acordo com a parlamentar, a Semana pretende estimular, por meio de campanhas, debates, exposições e palestras, a doação voluntária de sangue entre a classe estudantil. “A escola é um lugar propício para conscientizar o futuro doador da importância do ato de doar sangue”, diz ela no texto do projeto.

Segundo informações do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), para ser doador de sangue é preciso estar saudável, ter entre 18 e 65 anos, pesar acima de 50 kg, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, estar bem alimentado e ter documento oficial de identificação com foto.

Ainda de acordo com o Hemoce, a doação é um ato seguro e não traz danos ao doador, já que o sangue é rapidamente reposto pelo próprio organismo.
 
ALECE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |