quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Empossados os novos Conselheiros Municipais de Educação em Iguatu

Vereadores de Iguatu e os novos conselheiros

A Câmara Municipal de Iguatu nomeou na tarde dessa quinta-feira, 14, os novos Conselheiros de Educação do Município. A solenidade aconteceu durante sessão especial com a participação de representantes da educação, lideranças comunitárias e vereadores.   
Durante a solenidade de posse a Secretária Municipal de Educação, Benildes Uchoa, falou do orgulho de vivenciar esse momento e da importância da atuação dos conselheiros, alertando que o foco do olhar deve ser sempre a qualidade da educação, o interesse coletivo. “Este conselho é a voz da sociedade falando ao governo”, diz a secretária.
O vice-presidente da CMI, Ronald Bezerra, afirmou que “a criação do Conselho Municipal de Educação representa a democratização da gestão do ensino público em Iguatu. Estamos dividindo com a população a preocupação em oferecer um ensino de qualidade aos nossos estudantes. Está de parabéns Agenor Neto pela iniciativa que é realizada através da Secretaria de Educação”, afirmou.
As funções do Conselho Municipal de Educação guardam coerência com sua natureza – são órgãos do executivo, situados na estrutura do sistema de gestão do ensino, vinculados à SEDUC. Assim, suas funções são as da natureza do Poder Executivo e sua ação se esgota no âmbito dele, não podendo invadir a área do Legislativo nem do Judiciário. As funções do conselho são de natureza consultiva, fiscalizadora, propositiva, normativa, mobilizadora, entre outras.
Ainda durante a reunião, considerada festiva, por ser um momento histórico de resgate da participação da sociedade na área educacional do município, os conselheiros – juntamente com os vereadores, refletiram sobre os passos importantes a serem dados, sendo destaque: rever o PME – Plano Municipal de Educação; definir políticas de atendimento nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e implantar o Sistema Municipal de Ensino, considerado o grande sonho da educação municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, ratificou a importância do Conselho Municipal de Educação no debate sobre políticas públicas para o setor e afirmou que o conselho é um grande parceiro na busca por uma educação com mais qualidade.
“A Educação de Iguatu dá esse precioso e esperado salto qualitativo que, com certeza, abre precedentes para os muitos outros que virão. É a sociedade iguatuense que novamente ganha espaço para efetivar o controle social e com isso a possibilidade de fazer valer seus direitos, já que este campo de diálogo ampliado permite maior unidade em torno da educação municipal, beneficiando principalmente a população” disse o presidente.

Leia a reportagem completa no www.iguatu.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |