quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Domingos Filho participa de encontro sobre dengue com ministro da Saúde

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), participou na noite desta quarta-feira (17/11), do encontro que reuniu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador Cid Gomes e prefeitos de vários municípios cearenses. Na ocasião, o ministro apresentou o quadro da dengue no País e no Ceará.

De acordo com Domingos Filho, o objetivo é mobilizar os gestores públicos para a intensificação das ações de controle da doença antes do início das chuvas, que no Ceará ocorre normalmente de fevereiro a maio. Ele também defendeu a mobilização da população.

A Caravana da Dengue do Ministério da Saúde chama a atenção dos 10 estados (Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe) com os maiores riscos de enfrentar epidemia da doença, no primeiro semestre de 2011. Conforme o ministro, a dengue é um problema que atinge muitos paises, e enquanto não surge uma vacina, o que pode ser feito é um trabalho de prevenção.

O governador Cid Gomes também defendeu o trabalho de prevenção da doença, frisando que se não houver o engajamento efetivo da população nenhum poder público conseguirá evitar ou controlar a proliferação da dengue. Já o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, disse que a participação da sociedade é fundamental para que não sejamos vítimas de mais uma epidemia.

No Ceará, em 2009, a incidência de dengue foi de 56,23/100.000 habitantes, sendo que desse total, dois municípios apresentaram 300/100.000 habitantes. E em 2010, já foram notificados 17.592 casos. Destes, 10.774 casos foram confirmados em 117 cidades.

O encontro contou com a participação da presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro; de 70 prefeitos cearenses e de vários representantes da área de saúde.
LF/CG

Um comentário:

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails