O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), participou na noite desta quarta-feira (17/11), do encontro que reuniu o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governador Cid Gomes e prefeitos de vários municípios cearenses. Na ocasião, o ministro apresentou o quadro da dengue no País e no Ceará.
De acordo com Domingos Filho, o objetivo é mobilizar os gestores públicos para a intensificação das ações de controle da doença antes do início das chuvas, que no Ceará ocorre normalmente de fevereiro a maio. Ele também defendeu a mobilização da população.
A Caravana da Dengue do Ministério da Saúde chama a atenção dos 10 estados (Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe) com os maiores riscos de enfrentar epidemia da doença, no primeiro semestre de 2011. Conforme o ministro, a dengue é um problema que atinge muitos paises, e enquanto não surge uma vacina, o que pode ser feito é um trabalho de prevenção.
O governador Cid Gomes também defendeu o trabalho de prevenção da doença, frisando que se não houver o engajamento efetivo da população nenhum poder público conseguirá evitar ou controlar a proliferação da dengue. Já o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, disse que a participação da sociedade é fundamental para que não sejamos vítimas de mais uma epidemia.
No Ceará, em 2009, a incidência de dengue foi de 56,23/100.000 habitantes, sendo que desse total, dois municípios apresentaram 300/100.000 habitantes. E em 2010, já foram notificados 17.592 casos. Destes, 10.774 casos foram confirmados em 117 cidades.
O encontro contou com a participação da presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro; de 70 prefeitos cearenses e de vários representantes da área de saúde.
LF/CG
Nenhum comentário:
Postar um comentário