quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Pernambuco tem mais oito casos de contaminação por superbactéria

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou hoje (2) o registro de mais oito casos de contaminação pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase). Agora, já são 35 notificações no estado. Desse total, cinco pacientes morreram, quatro tiveram alta e 26 continuam internados.

De acordo com a secretaria, das cinco mortes, apenas uma foi provocada pela superbactéria. Em outros três casos, os pacientes foram infectados pela KPC, mas apresentavam quadro de saúde debilitado por outros tipos de infecção. O quinto paciente tinha superbactéria, mas não desenvolveu a infecção.

Desde o último domingo (28), começaram a valer as novas regras para a venda de antibióticos no país. O medicamento só pode ser vendido com a apresentação de duas receitas médicas, sendo que uma ficará retida na farmácia ou drogaria e outra devolvida ao consumidor com carimbo de atendimento.

A medida tem o objetivo de evitar a automedicação pela população, apontada pelos especialistas como uma das causas para o surgimento de superbactérias resistentes aos antibióticos de uso habitual.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |