quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Projeto de lei vai instituir Dia do Gari em Iguatu

O vereador Aderilo Filho, apresentou projeto de lei que institui o Dia Municipal do Trabalhador na Coleta de Resíduos e Limpeza Urbana Pública (Gari). Conforme lembrou o parlamentar o ‘Dia do Gari’ foi estabelecido em nosso país por lei, em 31 de outubro de 1962, para ser comemorado, anualmente na data de 16 de maio.


“Muito importante destacarmos o empenho diário desses grandes servidores que arduamente deixam nossa cidade limpa. Hoje estamos apresentando este projeto e com certeza será feita uma justa homenagem a tais profissionais” disse Aderilo Filho(foto).

“O gari é responsável pela limpeza das vias públicas como um todo, cuidando da higiene e recolhendo os detritos que as cidades produzem diariamente e não tratam”, enfatizou o vereador. Justificando a proposta do projeto de lei Aderilo Filho finalizou dizendo que o gari é um profissional essencial para a sociedade, pois é ele quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes e permitindo a proliferação de bichos e doenças.

Num relato histórico, esses profissionais receberam essa denominação de Gari em homenagem ao empresário Aleixo Gary, que assinou contrato em 11 de outubro de 1876, com o Ministério Imperial para organizar o serviço da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Ele ficou no cargo até o vencimento do contrato, em 1981. A empresa foi extinta um ano depois, sendo criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |