quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

25ª Vara Federal em Iguatu comemora expressivos resultados às vésperas da sua inauguração

Em funcionamento desde sua instalação, em abril de 2010, já desde o início sob a batuta do Juiz Federal Sérgio Fiúza Tahim de Sousa Brasil, a 25ª Vara Federal do Ceará, sediada na cidade de Iguatu, inaugura na sexta-feira, 25/02/2011, ao meio-dia, o prédio onde funcionará o fórum da Justiça Federal. Além da nova sede, a Vara comemora expressivos resultados obtidos, com mais de 2.000 (dois mil) processos julgados.


No centro-sul do Ceará, a cidade de Iguatu apresenta um relevante índice de desenvolvimento social e econômico, que já se traduziu numa demanda processual expressiva na novel unidade judiciária. Com efeito, a Vara Federal de Iguatu é a que tem o maior índice de ajuizamento de ações dentre as quatro novas varas federais instaladas no interior do Ceará no ano passado.

Para atender a este público usuário com intensa atuação, a equipe encarregada da instalação da Vara envidou esforços para, desde o primeiro momento, manter um funcionamento com índice de efetividade apto a dar vazão à demanda apresentada. Assim é que, em menos de um ano, a Vara já realizou 700 (setecentas) audiências e acumula mais de 2.000 (dois mil) processos julgados.

O resultado surpreende, mormente considerando as adversidades próprias do período pós instalação, no qual a estrutura física ainda está em adaptação e a equipe de servidores está em formação. Contudo, nada disso foi capaz de sobrepor-se à vontade de fazer acontecer da qual estavam imbuídos os envolvidos no projeto. Tanto assim, que se utilizando, ora de instalações de um laboratório de informática cedido por uma escola da cidade, ora de espaços de outras unidades da própria Justiça Federal do Ceará, a vara, mesmo ainda sem instalações físicas compatíveis, foi realizando seu trabalho.

Para tanto, contribuíram as Subseções de Juazeiro do Norte, por sua 17ª Vara, e de Limoeiro do Norte (15ª Vara), que receberam servidores da unidade para treinamento ou mesmo instalados temporariamente, enquanto concluíam-se as obras em Iguatu. Com justa razão, merece destaque a inestimável contribuição do Diretor do Foro, Dr. José Parente Pinheiro, que atuou constantemente, seja disponibilizando uma sala montada na sede da Seção do Ceará, em Fortaleza, para um núcleo de servidores, seja ouvindo a equipe de Iguatu para a elaboração do projeto do fórum de acordo com as necessidades observadas, seja envidando esforços para a conclusão o mais célere possível da obra.

“Estamos muito felizes não só em inaugurar instalações físicas modernas e funcionais para a 25ª Vara Federal, graças ao trabalho de muitos, mas que destaco três pratas da casa, Cirene, Ronaldo e Nataniel, servidores sempre atenciosos e dedicados; mas também em apresentar à sociedade mais de 2.000 processos julgados e 700 audiências realizadas, números significativos para uma unidade judiciária que funcionava enfrentando tantas adversidades, testemunhadas por poucos e superadas pelo árduo trabalho de uma iluminada equipe de competentes servidores, ao lado do meu colega Felipe Cadete.” (Sérgio Fiúza Tahim de Sousa Brasil – Juiz Federal).

Com a inauguração de sua sede definitiva marcada para a próxima sexta-feira (25/02), a Justiça Federal em Iguatu comemora seus resultados, sua sede e a ilustre visita da comitiva do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que chegará capitaneada pelo seu eminente Presidente, o jovem e incansável Desembargador Federal Luís Alberto Gurgel de Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |