sábado, 28 de fevereiro de 2009
Prefeito Agenor Neto entrega motos para o SAAE/Iguatu
Professores de Iguatu participam de palestra com Celso Antunes
A Terra da Telha teve o prazer de receber nesta sexta-feira, o professor e psicopedagogo Celso Antunes que realizou uma palestra para todos os professores da rede pública municipal no SESC/Iguatu. Esta é uma ação da Prefeitura Municipal de Iguatu através da Secretaria de Educação, que faz parte do programa, “ Saber ler para construir o Futuro”, o objetivo é a formação de leitores inclusive os funcionários do núcleo gestor, professores, alunos e servidores. “ estaremos trazendo sempre ícones da educação do nosso país para que possamos aprimorar os nossos métodos de ensino e dar uma possibilidade de colocar a nossa comunidade educacional em contato com estes grandes nomes da educação” disse.
A palestra teve uma duração de quase duas horas e os professores da rede municipal acompanharam atentamente cada palavra do ilustre palestrante, o Jornal A Praça entrevistou com exclusividade o professor e psicopedagogo Celso Antunes que falou da sua emoção em estar na Terra da Telha, “ conheço vários municípios do Ceará, mas sempre tive a vontade de conhecer Iguatu a terra de Humberto Teixeira e Eleazar de Carvalho é uma grande honra para mim”, falou sobre o tema da palestra que foi “Disciplina e indisciplina na sala de Aula” , “ apresentei que cada indivíduo possui a sua característica e merece ser respeitado, mas dentro da sala de aula existem normas que devem ser seguidas, e com exemplos de locais que obtiveram êxito conseguimos passar para os professores a mensagem deste tema”, Celso Antunes parabenizou a platéia pelo comportamento durante a palestra, “ poucas vezes vi uma platéia com tanto respeito e atenção, estou impressionado não posso encontrar nenhuma característica negativa deste encontro estão de parabéns os iguatuenses “destacou. No final do evento vários professores pediram uma nova palestra com o psicopedagogo e parabenizaram o mesmo pela apresentação.
Equipe da Rádio Liberdade e do Iguatu.Net já denunciavam o descaso em Quixelô
Onde está a reforma da estrada Iguatu/Quixelô ?
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
‘Pode um negócio desse?’
GLOBO X TV Diário
Inauguração do IML de Iguatu é novamente adiada
Cartilhas de combate ao crack serão distribuídas em Iguatu
Menor pula da Ponte Demócrito Rocha
Consumo de drogas aumenta no Centro-Sul
O consumo de drogas e, conseqüentemente, o aumento da violência nas áreas urbanas da região Centro-Sul preocupam moradores e lojistas. Cidades como Iguatu, Icó, Lavras da Mangabeira e Orós, principalmente o distrito de Guassussê, possuem regulares apreensões de droga. De agosto de 2008 até o início de fevereiro deste ano, 16 traficantes foram presos pela 17ª Delegacia Regional de Icó, totalizando dez apreensões de drogas.
No entanto, por mais que seja um problema pontual, a população de pequenos vilarejos temem que a situação piore, tornando o quadro social irreversível.Na última apreensão realizada pelo delegado da 17ª Regional de Icó, José Gonçalves de Almeida, um pote de doce de goiaba escondia, no fundo, maconha e uma pequena serrinha a ser usada para fuga.
Em Iguatu, por exemplo, o horário mais preocupante, segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Valmir Alves de Oliveira, é a partir do meio-dia até às 14 horas, quando o comércio local perde boa parte dos consumidores em decorrência da temperatura elevada da cidade. Com isso, os lojistas tornam-se alvos fáceis dos assaltantes.Para conter o índice de violência na cidade, principalmente contra os comerciantes, a entidade passou a atuar junto com a Polícia. “Trabalhamos em parceria com a Polícia, ajudando com a compra do combustível para a ronda. Nosso trabalho se baseia nessa ajuda, mas também cobramos atitudes e providências para promover mais segurança”, conta.
De agosto de 2008 até fevereiro de 2009, foram presos 16 traficantes em Icó
De acordo com ele, a cada três meses a diretoria da CDL se encontra com a Polícia Civil com o objetivo de propor novos mecanismos de ação com a violência na cidade. “Os comerciantes têm reclamado bastante da violência e temos que agir”, diz. E completa: “o ideal seria que cada um tivesse que cuidar do seu ramo. Nosso papel é fomentar o comércio e não cuidar da segurança”.Na Delegacia Regional de Icó, responsável por mais seis cidades — Ipaumirim, Baixio, Umari, Lavras da Mangabeira, Cedro e Orós —, somente uma das apreensões realizadas pela Polícia encontrava-se no local. Conforme o delegado, há dificuldades para continuar com os trabalhos. “Falta efetivo policial e um serviço de inteligência. Mas sempre que dá, fazemos uma ronda na cidade”.
Guassussê: No distrito de Guassussê, no município de Orós, a situação do tráfico e uso de drogas preocupa moradores. Mesmo sem saber quem são os consumidores ou supostos traficantes, os moradores temem que este seja mais um fator preponderante para a insegurança na vila. De acordo com uma moradora, que preferiu não ser identificada, a referência dos jovens de Guassussê não é Fortaleza, mas São Paulo. “Eles saem jovens demais, sem qualificação, e vão morar na periferia de São Paulo, covivendo com as drogas”, disse. Quando voltam à realidade de Guassussê, salienta a moradora, os jovens copiam os mesmos costumes de São Paulo.
Ela lembra que, antigamente, era possível deixar o carro com os vidros abertos. Mas hoje, tem que deixar o veículo dentro de uma garagem para que não seja roubado. “Já não é mais confiável. É uma das maiores desilusões da minha vida”, disse. Segundo a moradora, as pessoas não comentam os crimes que já aconteceram em Guassussê por causa do medo que ainda existe na vila.Segundo o auditor da Secretaria da Fazenda (Sefaz) de Iguatu, Demairton Cândido, quase metade dos jovens da localidade consomem drogas e isso o deixa bastante preocupado, uma vez que seus pais residem em Guassussê. Para ele, a Polícia tem conhecimento mas não toma as providências. “O policiamento ainda é pouco”, diz.O Conselho Tutelar de Orós, responsável pela Vila de Guassussê, diz que não existem fatos concretos que comprovem o aumento da violência no distrito. Segundo a conselheira Cleide Nogueira, os boatos sobre o consumo de drogas existem e é preciso que seja formalizada uma denúncia. “As pessoas comentam, mas não sei quem consome nem quem vende”.Segundo ela, isso não significa que não haja preocupação sobre o uso de entorpecentes pela população mais jovem. “A nossa maior dificuldade é ter provas concretas. Como apontar um possível traficante sem saber? Já pedimos posto policial para os distritos de Orós e a ronda é esporádica”.
Fonte: Diário do Nordeste / Maurício Vieira
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Autor de 180 livros estará em Iguatu nesta sexta-feira
A Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria de Educação realizará nesta sexta-feira, 27 de Fevereiro, a partir da 17h e 30m no auditório do SESC, um seminário tendo como palestrante Celso Antunes com tema Disciplina e indisciplina na sala de Aula, para implantação do Projeto Ondas na Leitura, uma das ações do Programa: “SABER LER PARA CONSTRUIR O FUTURO”. O Programa tem por objetivo a formação de leitores e isso inclui todos os atores da escola: núcleo gestor, professores, alunos e demais funcionários. Com a implantação do Projeto Ondas da Leitura será disponibilizado para as escolas kits de livros didáticos e para didáticos para professores e alunos, além de formação para o núcleo gestor e professores. Conheça um pouco mais o palestrante Celso Antunes · Bacharel e licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo, tornou-se mais tarde Especialista em Inteligência e Cognição e Mestre em Ciências Humanas. · Membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO), e o único brasileiro participante do Projeto EMBAJADORES DE LA EDUCACION que promove, em diferentes países, um movimento a favor de uma transformação no contexto pedagógico mundial. · Autor de cerca de 180 livros didáticos, deixou de escrevê-los em 1995, dedicando-se a obras sobre temas ligados a aprendizagem e dessa nova fase até hoje já foram editados mais de 40 livros. É ainda consultor e autor em diversas revistas especializadas em Ensino e Aprendizagem. Cálculos atualizados junto às editoras apontam mais de onze milhões de exemplares vendidos no país e no exterior, desde 1963 quando de sua primeira publicação didática. · Suas obras voltadas para temas de Educação foram publicadas por diversas Editoras brasileiras, – Vozes, Augustus, Artmed, Positivo, Scipione, Salesiana e Papirus – traduzidas para Editoras Internacionais – Lumen, Kapelusz, San Benito, (Argentina), Alfaomega e Palabra Ediciones (México) ASA Editores, (Portugal) Nárcea e Gedisa (Espanha) – e distribuídos na América e Europa. · Conferencista e palestrante têm participado de Simpósios, Congressos e Seminários ministrados na Europa, América Latina e, sobretudo, no Brasil onde já percorreu com essa missão todos os Estados da federação e bem mais de trezentos municípios diferentes.
Vereadores retornam depois do Carnaval aprovando projetos do poder executivo
Matéria do Jornal O Povo destaca que Agenor Neto poderá ser candidato a governador
Iguatu.Net na Câmara Municipal de Iguatu
PSDB fará encontro em Iguatu
Produção de uva cresce 114% em Iguatu
Corpo de Bombeiros de Iguatu envia relatório de ações no carnaval
Fizeram desordem na rua e foram presos pela PM em Iguatu
Casa é furtada na Dário Rabelo
Casa é furtada na Dário Rabelo
Casa é furtada na Dário Rabelo
Mulher é presa por receptação de produto roubado em Iguatu
Tulmutuaram no carnaval de Acopiara e foram pegos pela PM
Homem é esfaqueado em Icó
SSPDS comemora a diminuição da violência na folia
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
ÁUDIO: Campanha da Fraternidade 2009 é lançada em Iguatu
Conheça a Campanha da Fraternidade 2009
Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo os cristãos na busca do bem comum; Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; Renovar a consciência da responsabilidade, de todos, na Evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa(Justiça e Inclusão social) e solidária.
ÁUDIO: Comandante da PM de Iguatu apresenta um balanço oficial do carnaval
Atualizado: novos números da Operação Carnaval no Ceará
DETRAN: 193 acidentes no Ceará neste carnaval
CPRV: 421 motoristas no Ceará sendo que seis são de Iguatu, foram multados após testes do bafômetro
Causou desordem e foi preso em Piquet Carneiro
Mulheres são presas por desordem e vias de fato na Vila Moura
Homem é baleado em Icó
Foragido de Salvador/BA é preso em Icó
Mulher grávida é espancada em Lavras da Mangabeira
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
Lesão corporal a pauladas no Distrito de Alencar
Residência é furtada no Bairro Esplanada
Furto no Bairro Brasília
PM apreende moto roubada em Catarina
Mulher acaba namoro e foi agredida em Catarina
Prisão por porte ilegal de arma branca em Acopiara
Acidente de trânsito em Acopiara
Prisão por uso de lança-perfume em Acopiara
Moto é roubada em Acopiara
Retiros atraem fiéis no Carnaval de Iguatu
165 acidentes nas estradas do Ceará
As estradas estaduais registram o maior número de mortes, sete. Já na Capital foram registrados o maior número de feridos, 58
O Detran registrou até às 23h59 do domingo, 22, 165 acidentes com 11 mortos e 92 feridos. A maioria dos acidentes foi registrado em Fortaleza. Foram 119 na capital, 12 no Interior e 34 nas estradas estaduais. A operação Carnaval teve início na zero hora da sexta-feira. As estradas estaduais registram o maior número de mortes, sete. Já na capital foram registrados o maior número de feridos, 58. As colisões e abalroamento foram as causas da maioria dos acidentes registrados até agora, 121 ocorrências. Seguidos por 24 casos de atropelamento.
Lei Seca - Dados do Detran apontam que, de sexta a domingo, 299 motoristas foram flagrados descumprindo a Lei Seca. Deste total, 282 tiveram suas carteiras de Habilitação recolhidas, 9 foram detidos e 17 não possuíam habilitação para dirigir.
Fonte: O POVO Online