O instituto de pesquisa Ibope divulgou nesta quinta-feira (30) levantamento encomendado pela TV Verdes Mares, sobre a intenção de voto do eleitorado cearense na disputa pelo governo do Estado.
Na pesquisa estimulada, o atual governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), aparece isolado com 55%, seguido de Lúcio Alcântara (PR) com 19%. Marcos Cals (PSDB) aparece depois com 11% das intenções de voto. Veja os números:
Cid Gomes (PSB) – 55%
Lúcio Alcântara (PR) – 19%
Marcos Cals (PSDB) – 11%
Marcelo Silva (PV) e Soraya Tupinambá (PSOL) – 1% cada
Gonzaga (PSTU) e Nati (PCB) não atingiram 1% das intenções.
Brancos ou nulos – 6%
Não sabem ou não opinaram – 7%
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Dimas divulga lista de atletas para o jogo contra o Timão
O técnico do Ceará, Dimas Figueiras, divulgou nesta quinta-feira, 30, a lista dos jogadores que irão para o jogo contra o Corinthians, neste sábado, 2, em São Paulo.
Dimas relacionou 20 jogadores, confira a lista:
Goleiros: Michel Alves e Dionantan
Laterais: Boiadeiro, Vicente e Eusébio
Zagueiros: Anderson, Fabrício e Pablo
Volantes: Michel, João Marcos, Heleno e Careca
Meias: Geraldo, Tony e Camilo
Atacantes: Misael, Magno Alves, Marcelo Nicácio, Reina e Jean Carlos
Dimas relacionou 20 jogadores, confira a lista:
Goleiros: Michel Alves e Dionantan
Laterais: Boiadeiro, Vicente e Eusébio
Zagueiros: Anderson, Fabrício e Pablo
Volantes: Michel, João Marcos, Heleno e Careca
Meias: Geraldo, Tony e Camilo
Atacantes: Misael, Magno Alves, Marcelo Nicácio, Reina e Jean Carlos
Ibope divulgará nesta quinta-feira pesquisa sobre disputa no Ceará
O Sistema Verdes Mares vai divulgar nesta noite de quinta-feira, durante seu noticioso CE TV – 2ª edição, pesquisa do Ibope sobre a campanha eleitoral no Ceará. Com base na tendência do Instituto, a disputa pela segunda vaga de senador deverá ser acirrada.
Os números sobre o quadro da disputa presidencial no Estado e a peleja para governador tambem devem ser divulgados, segundo fontes da emissora.
Os números sobre o quadro da disputa presidencial no Estado e a peleja para governador tambem devem ser divulgados, segundo fontes da emissora.
Inscrições abertas para estágiários na Cogerh de Iguatu e várias cidades
A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos-Cogerh seleciona estagiários de nível superior. Estão sendo ofertadas 5 vagas para as seguintes áreas profissionais: Geologia (1 vaga-Fortaleza), Direito (1 vaga-Fortaleza), Engenharia Civil (1 vaga-Fortaleza), Administração (1 vaga-Sobral) e Tecnologia em Irrigação e Drenagem (1 vaga-Iguatu).
Fonte: www.iguatu.net
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 13 de outubro, de 8 às 11h e de 14h às 17h, nos seguintes endereços: Sede da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos –Cogerh, Rua Adualdo Batista, 1550 – Bairro Parque Iracema, Fortaleza-CE, Gerência da Bacia do Coreaú e Acaraú, Rua John Sanford, nº1649 – Bairro Junco–Sobral–CE e Gerência da Bacia do Alto Jaguaribe, Rua 13 de maio, nº583-Centro-Iguatu-CE.
O Edital com todo o processo seletivo, encontra-se no Diário Oficial do Estado do Ceará, do dia 28 de Setembro de 2010, nas páginas 09 a 11. Maiores esclarecimentos na sede da Cogerh, Rua Adualdo Batista, 1550-Parque Iracema, ou através do fone 3218.7069, falar com Tereza Cecília, no Recursos Humanos.Fonte: www.iguatu.net
Falamos na manhã desta quinta-feira, 30, com o Delegado Agenor Freitas de Queiroz sobre a representação feita pelo cinegrafista Mário Carreiro de Lima Filho que acusa dois homens conhecidos como “Joaquim do Pezão” e ” Marrom Cavalcante” como autores de ameaças de morte além de roubo dos seus equipamentos. O mesmo afirma que o fato aconteceu neste final de semana.
Durante a entrevista na Delegacia Regional de Iguatu, o Dr. Agenor Freitas de Queiroz, afirmou que recebeu a representação “ recebi no dia de ontem, 29, esta representação do Mário Carreiro de Lima Filho, vamos analisar tudo e ouvir os acusados e as testemunhas do jovem” disse.
Escute a entrevista na íntegra:
Durante a entrevista na Delegacia Regional de Iguatu, o Dr. Agenor Freitas de Queiroz, afirmou que recebeu a representação “ recebi no dia de ontem, 29, esta representação do Mário Carreiro de Lima Filho, vamos analisar tudo e ouvir os acusados e as testemunhas do jovem” disse.
Escute a entrevista na íntegra:
Crede de Iguatu divulga vacância de Coordenador Escolar na extensão do distrito de Vila Mel
O Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), de Iguatu, José Célio Pinheiro, declara vacância de Coordenador Escolar para assumir na extensão da Vila Mel, 25 km da sede do município de Jucás. A referida extensão pertence a Escola de Ensino Médio Luiza Távora localizada na sede do município.
Considerando que não houve interesse de nenhum dos candidatos que constam no Banco de Gestores da Secretaria da Educação (Seduc), fica autorizada a seleção de candidato aprovado na prova objetiva com nota igual ou superior a 5,00 (cinco), conforme portaria da Secretária da Educação, de 02 de setembro de 2009.
Os interessados deverão entrar em contato com o Diretor da Escola, Edinaldo Souza de Paula, através do telefone (88) 3517 1241, (88) 9210 6062, no período de 29 de setembro a 1º de outubro.
Os candidatos ainda deverão ter disponibilidade, responsabilidade, lealdade, iniciativa, determinação, cumprimento de metas, foco na permanente melhoria dos resultados, apresentar domínio em gestão pedagógica além de condições de disponibilidade para residir ou se deslocar para o Distrito da Vila Mel.
Fonte: www.iguatu.net
Lei Seca valerá para dia das eleições no Ceará
Está proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e demais estabelecimentos abertos ao público no Ceará durante todo o dia 3 de outubro, da meia noite de sábado às 24h do domingo. É o que prevê a Secretaria de Segurança Pública (SSPDS), que baixou a portaria nº 2103/2010.
Nas últimas eleições, o Estado tem aplicado a chamada Lei Seca para evitar o consumo de bebidas alcoólicas e assim "garantir a ordem pública e a normalidade" durante e logo após as eleições.
Nas últimas eleições, o Estado tem aplicado a chamada Lei Seca para evitar o consumo de bebidas alcoólicas e assim "garantir a ordem pública e a normalidade" durante e logo após as eleições.
Supremo derruba exigência de dois documentos nas eleições
Oito ministros do Supremo Tribunal Federal votaram pela apresentação de apenas um documento com foto no dia das eleições. Eles aceitaram Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PT com o objetivo de derrubar a exigência anterior que pedia apresentação do título de eleitor e mais um documento na hora de votar na eleição deste ano.
O julgamento foi suspenso ontem, após o ministro Gilmar Mendes pedir vista na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) apresentada pelo PT com o objetivo de derrubar a exigência. Até então, sete ministros já haviam se posicionado em favor da da apresentação de um único documento com fotografia
Mendes abriu seu pronunciamento queixando-se de interferências de posições eleitoreiras no posicionamento do tribunal. Ele afirmou que lei pode ser inconveniente, mas não é inconstitucional e votou pelo indeferimento da medida cautelar apresentada pelo PT, o que mantém exigência de dois documentos. Na sequência, o ministro Celso de Mello acompanhou a relatora do caso, Ellen Gracie, e votou pela apresentação de apenas um documento com foto.
O presidente Cezar Peluso concorda com Gilmar Mendes e vota pela exigência de dois documentos. "Temos que preservar o direito cível mais importante e garantir a legitimidade e autenticidade do processo eleitoral", disse Peluso em seu voto.
Ontem, antes do pedido de vistas a maioria dos ministros havia entendido que a apresentação de um único documento oficial com foto era o necessário para votar. Quem iniciou a interpretação foi a relatora Ellen Gracie, que foi acompanhada pelos ministros Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello, Carlos Ayres Britto, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa e Cármem Lúcia.
No início da sessão de ontem, os ministros votaram por arquivamento de recurso de ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) e adiaram decisão de Ficha Limpa para depois das eleições. Segundo a ministra Ellen Gracie, o eleitor precisa somente da apresentação de um documento oficial com foto para exercer o direito de voto. “A presença do título, que é praxe, não é tão indispensável como o documento com fotografia. Cada urna conhece seus eleitores. Cada uma tem no máximo 400 eleitores. Se outra pessoa tentar votar ali não será possível. O caderno de voto também contém dados de identificação dos eleitores, com data de nascimento e filiação”.
IG
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
O candidato que compra votos e derrama dinheiro na campanha não merece ser eleito
Política que vem sendo praticada por determinados candidatos é de fazer vergonha a qualquer pessoa de bom senso. O candidato acha que pode comprar tudo e todos. Sinicamente trai amigos ,vende apoios por boas somas para depois comprar eleitores que tenta enganar, praticando uma política mercantilista e sem nenhum compromisso com o povo. Não possui um histórico de trabalho mas de maldades que prejudicaram a população.
Ninguém sabe de onde vem tanto dinheiro. Um dinheiro que pode lhe ser amaldiçoado, pois com tanta pressão, vai ter muita gente que aceita a humilhação e o constrangimento de ter que receber dinheiro e promessas - ou por pressão ou por necessidade - mas, naquele momento íntimo do voto, do eleitor com a urna, pode votar num candidato sério, que tem propostas sérias e que realmente se identifica. Não deixa de ser um momento da vingança silenciosa, invisivel, um protesto para este tipo de política que vem sendo praticada.
O eleitor não é bobo. Ele vai percebendo esse candidato camaleão, que não respeita ninguém, que aparece apenas nos períodos eleitorais cercados de espertalhões para comprar cabos eleitorais, comprar votos, comprar consciências humildes, e fazer da sociedade onde atua um lugar de política suja, nojenta... São candidatos sem projetos de governo , mas de poder.
NOTA : esse é um texto de ficção, qualquer semelhança com pessoas ou grupos, é mera coincidência.
Ninguém sabe de onde vem tanto dinheiro. Um dinheiro que pode lhe ser amaldiçoado, pois com tanta pressão, vai ter muita gente que aceita a humilhação e o constrangimento de ter que receber dinheiro e promessas - ou por pressão ou por necessidade - mas, naquele momento íntimo do voto, do eleitor com a urna, pode votar num candidato sério, que tem propostas sérias e que realmente se identifica. Não deixa de ser um momento da vingança silenciosa, invisivel, um protesto para este tipo de política que vem sendo praticada.
O eleitor não é bobo. Ele vai percebendo esse candidato camaleão, que não respeita ninguém, que aparece apenas nos períodos eleitorais cercados de espertalhões para comprar cabos eleitorais, comprar votos, comprar consciências humildes, e fazer da sociedade onde atua um lugar de política suja, nojenta... São candidatos sem projetos de governo , mas de poder.
NOTA : esse é um texto de ficção, qualquer semelhança com pessoas ou grupos, é mera coincidência.
Ronda do Quarteirão apreende armas no Crato
Hoje, por volta das 02h, no bairro Vilalta em Crato – CE, a equipe da RD 1234, sob o Comando do Fiscal Ronda do Núcleo de Policiamento Comunitário daquela urbe, realizou a prisão de dois indivíduos em virtude de portarem ilegalmente 02 (duas) espingardas calibre 12, os quais foram encaminhados a Delegacia de Polícia Civil em Juazeiro do Norte, onde fora lavrado o devido procedimento.
A dupla alegou, ainda, que exercia a função de vigilante noturno, entretanto, em face da irregularidade encontrada não restava outra alternativa a equipe do Ronda senão prendê-lo em flagrante delito.
A dupla alegou, ainda, que exercia a função de vigilante noturno, entretanto, em face da irregularidade encontrada não restava outra alternativa a equipe do Ronda senão prendê-lo em flagrante delito.
Mais um jingle das Eleições 2010 que está entre os piores do Brasil... confira e se arrependa
Em um estado como o Pará, onde o calipso é um dos ritmos de maior sucesso, candidato que não usa essa ginga a seu favor está perdendo a chance de aparecer. Uma boa parte apostou nisso e um dos mais pegajosos é o de Bira Barbosa, que concorre a deputado estadual.
Presidente do Instituto Vox Populi afirma que “para ter segundo turno, Dilma teria de perder 8 milhões de votos nos próximos dias”
Uma pequena entrevista por email, do presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra, ao Poder Online:
Marina Silva está crescendo sobre votos de Dilma Rousseff?
– Não dá para dizer. Dilma cresceu tanto após o início do horário gratuito da propaganda eleitoral que roubou votos dos outros dois. Agora, esses votos estão, ao que parece, voltando para eles.
Quantos votos, de fato, Dilma precisa perder para que haja segundo turno?
– Nos dados de nosso tracking (corroborados por vários outros que temos de pesquisas desenvolvidas em paralelo), a vantagem dela para a soma dos outros estava em 12 pontos percentuais ontem. Se 6 pontos passassem dela para os outros, a eleição empataria e o prognóstico de vitória no primeiro turno seria impossível. Como cada ponto equivale a mais ou menos 1,35 milhão de eleitores, isso seria igual a 8 milhoes de eleitores (sem raciocinar com abstenções).
Marina Silva pode ultrapassar José Serra?
– É muito pouco provável, no conjunto do país. Possível em alguns lugares, como a região Norte e o DF. Talvez se consolide no Rio, onde ela já está na frente.
Qual o quadro que o senhor acha mais provável?
– Vitória de Dilma no primeiro turno.
Blog Poder Online
Diversão » Diversão Vesgo e Silvio, do 'Pânico na TV', se afastam após desentendimento
De acordo com a coluna Telinha, do jornal Extra, o desaparecimento da dupla Vesgo e Silvio no Pânico na TV, questionada por muitos fãs da atração, não é somente uma estratégia da produção.
Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz, intérpretes dos personagens e que atuam há sete anos juntos, passaram a se desentender em várias ocasiões. Além disso, os artistas passaram a rejeitar os humoristas nas entradas dos eventos.
Rodrigo Scarpa e Wellington Muniz, intérpretes dos personagens e que atuam há sete anos juntos, passaram a se desentender em várias ocasiões. Além disso, os artistas passaram a rejeitar os humoristas nas entradas dos eventos.
Dilma se reúne com líderes religiosos para tentar desfazer boatos
A campanha de Dilma Rousseff detectou ontem em pesquisas internas uma perda de votos no eleitorado religioso. A justificativa, segundo integrantes, seria uma onda de boatos na internet que atribui a Dilma a frase: Nem Cristo me tira essa vitória”.
Dilma nega jamais ter dito tal coisa.
Mas como seguro morreu de velho, ela, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e Gilberto Carvalho, que faz a ponte da campanha com as igrejas, estão reunidos agora com alguns lideres religiosos aliados, no escritório político da campanha em Brasilia.
Tiririca admite em programa que não sabe ler
O candidato a deputado federal pelo PR de São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca , protagoniza agora outra polêmica.
Segundo o site Congresso em Foco, Tiririca admitiu o analfabetismo à produção do programa Domingo Legal do SBT em julho deste ano, quando foi convidado a ter um quadro fixo na atração. O papel do humorista se resumiria a contar piadas ao telespectador – em textos elaborados por um redator que teria a incumbência de repeti-los até que Tiririca os decorasse.
De acordo com informações do colunista do UOL Ricardo Feltrin, o humorista se mostrou preocupado com o procedimento de apresentação de seu quadro, repetiu diversas vezes que era analfabeto e quis saber se teria de “decorar alguma coisa, porque vocês sabem que eu não sei ler e nem escrever”. Um produtor perguntou se ele não queria aprender, e ele respondeu que não levava jeito algum para a coisa.
Ontem, a Procuradoria Regional Eleitoral paulista divulgou uma nota afirmando que não há possibilidade, neste momento, que candidatura do humorista seja impugnada (questionada). Porém, adiantou que tomará as medidas necessárias para apurar os indícios de que o candidato não saiba ler e escrever.
Se for comprovada a irregularidade, ele pode, na hipótese de ser eleito, perder o mandato, além de ter de responder por falsa documentação.
(Com informações do Congresso em Foco)
Segundo o site Congresso em Foco, Tiririca admitiu o analfabetismo à produção do programa Domingo Legal do SBT em julho deste ano, quando foi convidado a ter um quadro fixo na atração. O papel do humorista se resumiria a contar piadas ao telespectador – em textos elaborados por um redator que teria a incumbência de repeti-los até que Tiririca os decorasse.
De acordo com informações do colunista do UOL Ricardo Feltrin, o humorista se mostrou preocupado com o procedimento de apresentação de seu quadro, repetiu diversas vezes que era analfabeto e quis saber se teria de “decorar alguma coisa, porque vocês sabem que eu não sei ler e nem escrever”. Um produtor perguntou se ele não queria aprender, e ele respondeu que não levava jeito algum para a coisa.
Ontem, a Procuradoria Regional Eleitoral paulista divulgou uma nota afirmando que não há possibilidade, neste momento, que candidatura do humorista seja impugnada (questionada). Porém, adiantou que tomará as medidas necessárias para apurar os indícios de que o candidato não saiba ler e escrever.
Se for comprovada a irregularidade, ele pode, na hipótese de ser eleito, perder o mandato, além de ter de responder por falsa documentação.
(Com informações do Congresso em Foco)
Eleitor tem até amanhã (30) para pedir reimpressão de título
Termina nesta quinta-feira (30), o prazo para o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado pedir a reimpressão do documento. O pedido pode ser feito em qualquer cartório eleitoral do país. A prorrogação no prazo, que inicialmente se encerraria no último dia 23, foi aprovada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir o direito do voto de todos os cidadãos brasileiros que estejam com a situação eleitoral regularizada.
Só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha ou que solicitou seu título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010. Para solicitar o título, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral portando um documento oficial com foto.
Balanço parcial
De acordo com balanço parcial do TSE divulgado nesta terça-feira (28), a Justiça Eleitoral já reimprimiu mais de 2,5 milhões de títulos até aquela data.
Dois documentos
O TSE lembra que a Lei 12.034/2009 determinou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Fonte: TSE
Só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha ou que solicitou seu título até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010. Para solicitar o título, o eleitor deve se dirigir a qualquer cartório eleitoral portando um documento oficial com foto.
Balanço parcial
De acordo com balanço parcial do TSE divulgado nesta terça-feira (28), a Justiça Eleitoral já reimprimiu mais de 2,5 milhões de títulos até aquela data.
Dois documentos
O TSE lembra que a Lei 12.034/2009 determinou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
Fonte: TSE
46% dos eleitores ainda não definiram o seu voto para deputado no Ceará
No próximo fim de semana, a auxiliar de dentista Luiza Freire, 52, sairá de Fortaleza, onde mora, para Morada Nova, onde nasceu, para votar. Só então, ela decidirá em quem votar para representá-la na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. “Quando eu chegar lá, a família ajuda a decidir”, diz. Luiza não é caso isolado no Ceará. A pesquisa O POVO/Datafolha mostra que 46% dos cearenses ainda não definiram em quem votar para deputado federal. A dúvida sobre o estadual atinge a 43%.
Para o parlamento federal, 46% já definiram voto e 8% dizem não saber. Os mais indecisos são os eleitores da Região Metropolitana de Fortaleza: 51% não definiram voto para a Câmara dos Deputados, contra 41% já decididos. No Interior, o percentual dos que não definiram voto para federal é de 43%, enquanto 48% já tomaram a decisão.
Para deputado estadual, 48% dos eleitores cearenses já sabem em quem votar. E também para a Assembleia Legislativa, os mais indecisos estão na Região Metropolitana, onde 51% ainda estão indecisos e 39% têm candidato. No Interior, 39% não definiram voto para estadual, enquanto 53% já sabem como votar.
Segmentos
Os dados também mostram que o nível de indecisão diminui na medida em que a faixa etária, o nível de escolaridade e a renda familiar aumentam. Quanto à faixa etária, por exemplo, a pesquisa aponta os mais velhos como os mais decididos sobre deputado estadual e federal. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, 52% ainda não definiram voto para federal e 49% não escolheram representante estadual. De 45 a 59 anos, são 37% de indecisos sobre a Câmara Federal e 40% sobre o legislativo estadual.
Entre os indecisos, 61% só escolherão o deputado federal perto do dia das eleições. Outros 28% não sabem e 11% escolherão “nos próximos dias”. Já para deputado estadual, o número de eleitores que só decidirá na última hora também é de 61%. Outros 15% disseram que escolheriam nos próximos dias, enquanto 24% disseram não saber.
A pesquisa O POVO/Datafolha entrevistou, em 23 e 24 de setembro, 985 eleitores de 44 municípios. Está registrada no TRE-CE (nº 57467/10) e no TSE (nº 32025/10).
Para o parlamento federal, 46% já definiram voto e 8% dizem não saber. Os mais indecisos são os eleitores da Região Metropolitana de Fortaleza: 51% não definiram voto para a Câmara dos Deputados, contra 41% já decididos. No Interior, o percentual dos que não definiram voto para federal é de 43%, enquanto 48% já tomaram a decisão.
Para deputado estadual, 48% dos eleitores cearenses já sabem em quem votar. E também para a Assembleia Legislativa, os mais indecisos estão na Região Metropolitana, onde 51% ainda estão indecisos e 39% têm candidato. No Interior, 39% não definiram voto para estadual, enquanto 53% já sabem como votar.
Segmentos
Os dados também mostram que o nível de indecisão diminui na medida em que a faixa etária, o nível de escolaridade e a renda familiar aumentam. Quanto à faixa etária, por exemplo, a pesquisa aponta os mais velhos como os mais decididos sobre deputado estadual e federal. Entre os eleitores de 16 a 24 anos, 52% ainda não definiram voto para federal e 49% não escolheram representante estadual. De 45 a 59 anos, são 37% de indecisos sobre a Câmara Federal e 40% sobre o legislativo estadual.
Entre os indecisos, 61% só escolherão o deputado federal perto do dia das eleições. Outros 28% não sabem e 11% escolherão “nos próximos dias”. Já para deputado estadual, o número de eleitores que só decidirá na última hora também é de 61%. Outros 15% disseram que escolheriam nos próximos dias, enquanto 24% disseram não saber.
A pesquisa O POVO/Datafolha entrevistou, em 23 e 24 de setembro, 985 eleitores de 44 municípios. Está registrada no TRE-CE (nº 57467/10) e no TSE (nº 32025/10).
Robson Braga
robsonbraga@opovo.com.br
robsonbraga@opovo.com.br
ÁUDIO: promotor Fernando Miranda fala sobre Polícia Federal e compra de votos em Iguatu
Falamos nesta quarta-feira, 29, com o promotor eleitoral Fernando Miranda sobre a chegada de polciais federais em Iguatu e também sobre a compra de votos que possa está acontecendo em nossa cidade.
Notícias » Eleições » Eleições 2010 » Eleições 2010 CNT/Sensus: Dilma tem 54,7% dos votos válidos e Serra, 29,5%
A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com 54,7% dos votos válidos, segundo pesquisa do instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). O número divulgado nesta quarta-feira (29) aponta vitória da petista no primeiro turno das eleições. O tucano José Serra aparece na segunda colocação, com 29,5% dos votos válidos, seguido da senadora Marina Silva (PV), que tem 13,3% das intenções de voto. Segundo o instituto, o candidato do PSDB teria de conseguir cerca de 6,3 milhões de votos para levar a disputa para o segundo turno.
Os percentuais de votos válidos foram obtidos descontando-se os votos brancos e nulos, que somaram 3,6% dos entrevistados, e indecisos, que totalizaram 9,5%. Sem descontar os votos brancos/nulos e os eleitores indecisos, Dilma Rousseff lidera com 47,5%, Serra tem 25,6% e Marina, 11,6%. Nenhum dos outros candidatos chegou a 1% das intenções de voto. Os percentuais foram obtidos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores.
A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi feito a partir de 2 mil entrevistas realizadas entre os dias 26 e 28 deste mês. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 33.103/2010.
No levantamento anterior, divulgado no dia 14 deste mês, Dilma tinha 57,8% dos votos válidos e Serra, 30,2%. O percentual de votos brancos e nulos era de 3,5% e o de eleitores indecisos, 9,1%.
Marina cresce em três regiões
As intenções de voto na candidata Marina Silva apresentaram crescimento em praticamente todas as regiões do País, com destaque para o Norte, o Centro-Oeste e o Nordeste.
As intenções de voto na candidata Marina Silva apresentaram crescimento em praticamente todas as regiões do País, com destaque para o Norte, o Centro-Oeste e o Nordeste.
Na região Nordeste, a pesquisa anterior, divulgada no dia 14, mostrava Dilma Rousseff com 69,2%, José Serra com 17,2% e Marina com 4,5%. No levantamento atual, a liderança da petista passou para 62%; o tucano tem 17% e Marina, 10,5%.
Nas regiões Norte e Centro-Oeste, Dilma tinha 47,6% na pesquisa anterior, contra 33,3% de Serra e 10,8% de Marina. Os percentuais passaram para 40,9%, 23,8% e 17,7% no levantamento atual.
No Sudeste do País, Dilma Rousseff passou de 44,1% para 44,8. José Serra passou de 26,9% para 27,2% e Marina Silva passou de 11,2% para 10,9%.
No Sul, assim como no Sudeste, as variações também ficaram dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com uma variação um pouco maior para Serra. Dilma tinha 34,9% e agora tem 34,3%; Serra passou de 36,1% para 39,4% e a candidata do PV, que tinha 8,9% chegou a 9,3%.
Na avaliação do instituto Sensus, a troca de acusações entre as campanhas de Dilma e Serra que ocuparam os noticiários nas últimas semanas pode ser a explicação para o crescimento da candidata do PV.
Terra
Ciro Gomes e Roberto Pessoa trocam agressões após debate
O debate de televisão era entre os candidatos ao Governo do Ceará, mas o confronto da noite desta terça-feira (28) aconteceu mesmo foi nos bastidores. É que a discussão fria de dentro do estúdio não continuou após o término do programa da TV Verdes Mares. O deputado federal Ciro Gomes e o prefeito de Maracanaú e coordenador da campanha de Lúcio Alcântara, Roberto Pessoa, deixaram as divergências ideológicas e de candidaturas saírem do campo das ideias e partiram para a agressão, dentro da sede da emissora.
Ciro era um dos mais exaltados na confusão. Em entrevista, Roberto Pessoa acusou o deputado de ter puxado o seu nariz, e disse que revidou pisando no pé de Ciro. Além das acusações de agressão, houve muito grito e xingamento. Assessores das duas campanhas também entraram no bate-boca.
Os candidatos Marcos Cals, Soraya Tupinambá e Marcelo Silva condenaram a briga. O cinegrafista da TV Jangadeiro registrou a confusão. A reportagem completa vai ao ar no Jornal Jangadeiro.
Ciro era um dos mais exaltados na confusão. Em entrevista, Roberto Pessoa acusou o deputado de ter puxado o seu nariz, e disse que revidou pisando no pé de Ciro. Além das acusações de agressão, houve muito grito e xingamento. Assessores das duas campanhas também entraram no bate-boca.
Os candidatos Marcos Cals, Soraya Tupinambá e Marcelo Silva condenaram a briga. O cinegrafista da TV Jangadeiro registrou a confusão. A reportagem completa vai ao ar no Jornal Jangadeiro.
Bancários do Ceará entram em greve a partir desta quarta-feira
Após cinco rodadas de negociação, os bancários do Ceará afirmam que vão entrar em greve por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (29).
A categoria reivindica reajuste salarial de 11%, mas a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece uma reposição de 4,29%, correspondente aos índices da inflação do momento. Ainda de acordo com os bancários, os ”patrões” se recusam a discutir pontos importantes para a categoria como PCCS, assédio moral, metas abusivas, entre outros.
Em contrapartida, a Fenaban ressalta que os reajustes que forem pactuados neste ano serão aplicados sobre uma convenção coletiva considerada a melhor do País, que assegura aos bancários uma série de ganhos em termos de remuneração e benefícios, tais como:
Média salarial de R$ 4.111, uma das maiores do País;
Jornada de trabalho reduzida, de seis horas diárias (30 horas semanais), com semana de cinco dias, enquanto a jornada legal para outras categorias é de 44 horas semanais:
Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para todos os trabalhadores da categoria no País – assegurada em convenção coletiva de âmbito nacional;
Piso salarial de R$ 1.501,49 (para uma jornada de seis horas) para a função de caixa, a mais numerosa, adicionado ao vale refeição mensal de R$ 371,36, ao vale alimentação de R$ 289,36/mês e ao auxílio creche de 207,95/mês (por filho). Todos esses valores serão corrigidos com o novo acordo;
Salário pelo menos 55% maior para os trabalhadores com jornada de oito horas (40 semanais) em relação aos que têm jornada de seis horas;
Auxílio refeição de R$ 16,88/dia, inclusive nas férias;
Oportunidade de carreira que caracteriza o segmento.
Mesmo diante destas argumentações, o Sindicato dos Bancários do Ceará defende que os seis maiores bancos do País (BB, Itaú, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) apresentaram R$ 21,7 bilhões de lucro líquido no primeiro semestre deste ano, resultado 32% superior ao do mesmo período do ano passado. Na percepção da Seeb-CE, os bancos quase dobram de tamanho a cada três anos, uma rentabilidade sem paralelo no mundo.
● Piso salarial de R$ 1.510 para portaria, R$ 2.157 para escriturário (salário mínimo do Dieese), R$ 2.913 para caixas, R$ 3.641 para primeiro comissionado e R$ 4.855 para primeiro gerente ● PLR de três salários mais R$ 4 mil fixos
● Aumento para um salário mínimo (R$ 510) dos valores do auxílio-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta-alimentação e auxílio-creche/babá ● Previdência complementar em todos os bancos● Proteção à saúde do trabalhador, que inclua o combate às metas abusivas, ao assédio moral e à falta de segurança
● Medidas para proteger o emprego, como garantias contra demissões imotivadas, reversão das terceirizações e fim da precarização dos correspondentes bancários
● Mais contratações para amenizar a sobrecarga de trabalho, acabar com as filas e melhorar o atendimento ao público
● Planos de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS) em todos os bancos
Colaborou nesta matéria o jornalista Janes Souza
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Outro jingle que está entre os piores do Brasil...este é TRISTOLATION
Se a intenção é virar hit, que seja fazendo versão de uma das músicas mais grudentas do Brasil este ano. Para ser lembrado pelos eleitores, Edivaldo Gomes, que disputa o cargo de deputado estadual em Rondônia, apostou em um jingle que repete o seu número, o “44044″, na batida de “O rebolation-tion-tion”.
Suspensa sessão que decidiria impeachment do prefeito de Juazeiro do Norte
A sessão que deveria votar o impeachment do prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana foi suspensa por força de liminar. A reunião chegou a começar mas às 15h20, mas teve que ser interrompida por causa da decisão da Justiça. Como a votação já tinha começado, as urnas que continham votos foram lacradas.
Entenda o casoUma comissão especial processante apurou que Manoel Santana cometeu irregularidades em licitações de obras em 18 escolas do município.
O prefeito de Juazeiro do Norte vem enfrentando crises na gestão desde o início.
- greves de servidores
- saída de secretários
- especulação sobre agressão a um jornalista
- oposição na câmara de vereadores
Cid Gomes apresenta plano de governo em seu site
O governador Cid Gomes (PSB), que postula reeleição, acaba de disponibilizar o seu plano de governo para uma nova gestão. Para o eleitor intessado em conhecer as propostas, a assessoria de campanha informa que está disponível no site do postulante.
O plano foi resultado, segundo assessores, de dois meses de trabalho e de coleta de sugestões com vários segmentos da sociedade civil.
O plano foi resultado, segundo assessores, de dois meses de trabalho e de coleta de sugestões com vários segmentos da sociedade civil.
Ex-vereador registra em cartório venda do mandato
Um ex-vereador de Prata, a 312 km de João Pessoa (PB), é acusado de ter vendido o seu mandato ao primeiro suplente por R$ 35 mil e um cargo na prefeitura do município. José Erinaldo de Sousa (PRP), conhecido como "Bobô", registrou a transação no Cartório Notarial e Registral de Prata. No documento, que identifica o comprador como seu primeiro suplente, Israel Simões de Araújo (DEM), o ex-vereador declara "o recebimento da importância de R$ 35 mil, referente ao pagamento da venda" de seu mandato de vereador conquistado nas eleições de 2008. O segundo suplente, Ginaldo Batista (PRP), entrou com um mandado de segurança na Justiça comum, pedindo a cassação de Israel. As informações são da rádio CBN.
Bobô renunciou ao cargo em junho deste ano, mas o caso foi descoberto apenas nesta semana. O ex-vereador afirma que foi orientado a apresentar um requerimento informando a sua renúncia, para não caracterizar nenhum tipo de crime. "Na verdade não houve renúncia. Foi a venda do mandato pelo preço citado", diz Bobô. Os nomes de outros dois vereadores constam na declaração: José Josafá Claudino, presidente da Câmara Municipal, e Felizardo Moura Nunes. Ambos, segundo Bobô, participaram da negociação. O ex-vereador, que não sabe ler, afirma que foi enganado por Israel e Ginaldo. Segundo ele, o acordo com Israel previa o pagamento de R$ 35 mil para que ele apenas se afastasse provisoriamente das funções, e não renunciasse. Ginaldo, por sua vez, teria ludibriado Bobô a assinar o documento no cartório atestando a venda do mandato, para assumir o cargo no lugar de Israel. O ex-vereador disse ter assinado o documento sem conhecer o seu conteúdo.
Terra
A uma semana da votação, 79% não sabem número dos candidatos ao Senado no Ceará
Nas eleições para senador, parece que o cearense fará jus à fama de deixar tudo para última hora. Faltando menos de uma semana para a votação, pesquisa O POVO/Datafolha mostra que 79% dos eleitores ainda não sabem o número de seus candidatos ao cargo.
A maior parte dos “desavisados” – 72% – admitiu desconhecer os algarismos para votar em seu candidato. Outros 7% até disseram estar informados, mas erraram ao mencionar a numeração. A sondagem foi feita nos dias 23 e 24 de setembro, com 985 eleitores, em 44 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O desconhecimento ainda é grande, mas já foi maior há cerca de duas semanas. Sondagem do Datafolha feita nos dias 9 e 10 de setembro mostrou que, naquele período, o percentual de cearenses que não sabiam o número de seus escolhidos para o Senado chegava a 87%. De lá para cá, porém, as campanhas conseguiram reduzir os prejuízos: aumentou de 11% para 18% a quantidade de eleitores que garantiram saber a sequência e, de fato, acertaram.
Atingidos
O Datafolha aponta que o concorrente potencialmente mais atingido, até agora, pelo desconhecimento dos eleitores é José Pimentel (PT) – que, no último mês, até tem se esforçado para aumentar a identificação de sua candidatura com a imagem e o número do partido, por meio do movimento “setembro vermelho”.
De acordo com o instituto, 90% dos que dizem votar em Pimentel ainda não sabem que número terão de digitar na urna para ajudá-lo na disputa. A evolução do petista, em relação à pesquisa anterior, foi de apenas um ponto percentual. No início do mês, eram 91% os que diziam preferi-lo, mas que não sabiam sua numeração.
Quem mais conseguiu reverter o desconhecimento foi Tasso Jereissati (PSDB), que diminuiu em sete pontos percentuais o total de eleitores que admitem não saber seu número.
Nesta pesquisa, 79% dos eleitores do tucano dizem não conhecer a sequência de algarismos necessária para votar nele. Há duas semanas, o grupo correspondia a 86%.
Já entre os eleitores de Eunício Oliveira (PMDB), segundo a pesquisa O POVO/Datafolha, 83% não se recordam do número que precisam digitar na urna eletrônica para votar nele.
Conforme O POVO publicou na edição do último dia 19, é nesta reta final da disputa que as campanhas deverão reforçar o marketing em torno dos números, com direito a vinhetas específicas para o assunto.
Publicitários ouvidos pelo O POVO garantiram que somente às vésperas do dia da votação é que o eleitor se preocupa em procurar a numeração
de seus favoritos.
A maior parte dos “desavisados” – 72% – admitiu desconhecer os algarismos para votar em seu candidato. Outros 7% até disseram estar informados, mas erraram ao mencionar a numeração. A sondagem foi feita nos dias 23 e 24 de setembro, com 985 eleitores, em 44 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O desconhecimento ainda é grande, mas já foi maior há cerca de duas semanas. Sondagem do Datafolha feita nos dias 9 e 10 de setembro mostrou que, naquele período, o percentual de cearenses que não sabiam o número de seus escolhidos para o Senado chegava a 87%. De lá para cá, porém, as campanhas conseguiram reduzir os prejuízos: aumentou de 11% para 18% a quantidade de eleitores que garantiram saber a sequência e, de fato, acertaram.
Atingidos
O Datafolha aponta que o concorrente potencialmente mais atingido, até agora, pelo desconhecimento dos eleitores é José Pimentel (PT) – que, no último mês, até tem se esforçado para aumentar a identificação de sua candidatura com a imagem e o número do partido, por meio do movimento “setembro vermelho”.
De acordo com o instituto, 90% dos que dizem votar em Pimentel ainda não sabem que número terão de digitar na urna para ajudá-lo na disputa. A evolução do petista, em relação à pesquisa anterior, foi de apenas um ponto percentual. No início do mês, eram 91% os que diziam preferi-lo, mas que não sabiam sua numeração.
Quem mais conseguiu reverter o desconhecimento foi Tasso Jereissati (PSDB), que diminuiu em sete pontos percentuais o total de eleitores que admitem não saber seu número.
Nesta pesquisa, 79% dos eleitores do tucano dizem não conhecer a sequência de algarismos necessária para votar nele. Há duas semanas, o grupo correspondia a 86%.
Já entre os eleitores de Eunício Oliveira (PMDB), segundo a pesquisa O POVO/Datafolha, 83% não se recordam do número que precisam digitar na urna eletrônica para votar nele.
Conforme O POVO publicou na edição do último dia 19, é nesta reta final da disputa que as campanhas deverão reforçar o marketing em torno dos números, com direito a vinhetas específicas para o assunto.
Publicitários ouvidos pelo O POVO garantiram que somente às vésperas do dia da votação é que o eleitor se preocupa em procurar a numeração
de seus favoritos.
Hébely Rebouças
hebely@opovo.com.br
hebely@opovo.com.br
TV Verdes Mares realiza debate hoje à noite com 5 candidatos ao Governo
A TV Verdes Mares promove nesta terça (28) à noite, logo após a novela Passione, o debate entre 5 candidatos ao Governo do Estado. A mediadora será a jornalista Cláudia Bomtempo, da TV Globo Brasília.
Estarão logo mais na TV os candidatos Cid Gomes (PSB), Lúcio Alcântara (PR), Marcelo Silva (PV), Marcos Cals (PSDB) e Soraya Tupinambá (PSOL) com representação partidária na Câmara dos Deputados.
Como será o debate da TV Verdes Mares
O debate será composto de cinco blocos, sendo que em dois deles os candidatos estarão limitados aos temas definidos nas normas do encontro.
Dois outros blocos serão de temas livres e o último é para que os participantes façam suas considerações finais.
Estarão logo mais na TV os candidatos Cid Gomes (PSB), Lúcio Alcântara (PR), Marcelo Silva (PV), Marcos Cals (PSDB) e Soraya Tupinambá (PSOL) com representação partidária na Câmara dos Deputados.
Como será o debate da TV Verdes Mares
O debate será composto de cinco blocos, sendo que em dois deles os candidatos estarão limitados aos temas definidos nas normas do encontro.
Dois outros blocos serão de temas livres e o último é para que os participantes façam suas considerações finais.
Para quem curte vejam quem são os novos participantes da A Fazenda que começa hoje na Record
Enquanto a Record tenta criar mistério sobre os 15 participantes da terceira edição de "A Fazenda", apresentamos aqui cada um para você. Basta clicar aqui
UFC oferta 2.300 vagas em cursos de graduação semipresencial
A Universidade Federal do Ceará (UFC) inscreve, até o dia 3 de outubro, para o processo seletivo dos cursos de graduação semipresencial. Para concorrer a uma das 2.300 vagas, os interessados podem efetuar inscrição através do endereço eletrônico da Coordenadoria de Concursos da UFC www.ccv.ufc.br. A novidade é a oferta do curso de Pedagogia nos polos de Aracoiaba, Caucaia, Juazeiro do Norte, Meruoca, Russas e Ubajara.
A Unidade Acadêmica responsável pelo gerenciamento dos cursos é o Instituto UFC Virtual, através de parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil. Atualmente, cerca de 4.700 estudantes cearenses estão matriculados em cursos superiores semipresenciais da UFC. Serão ofertados cursos de Licenciatura em Física, Química, Matemática, Pedagogia, Letras-Português, Letras-Inglês, Letras-Espanhol e os bacharelados em Administração e Administração em Gestão Pública.
Todos têm início previsto para o primeiro semestre de 2011. As vagas disponíveis serão distribuídas entre 24 polos, localizados nos municípios de Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maranguape, Meruoca, Missão Velha, Orós, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Ubajara.
Rede pública
Parte das vagas será destinada a profissionais de educação da rede pública cadastrados na Plataforma Paulo Freire e validados pelo fórum estadual (Parfor). Os cursos de Administração e de Administração em Gestão Pública serão destinados ao grande público. Em todos os polos, os demais cursos (exceto Pedagogia) disponibilizarão 50% das vagas para professores cadastrados na Plataforma Paulo Freire e 50% para o público em geral.A condição de participação deve ser indicada, no ato da inscrição, pelo candidato.
Os candidatos que concorrerão às vagas ofertadas pela Plataforma Paulo Freire precisam comprovar vínculo com a rede pública de ensino (estadual e/ou municipal) durante a inscrição. Também é preciso estar em exercício, mediante entrega dos seguintes documentos: fotocópia do contracheque do mês de agosto de 2010 e declaração da Secretaria de Educação comprovando o efetivo exercício do magistério.
É possível solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição através do site da Coordenadoria de Concursos, mediante o preenchimento de formulário eletrônico. O edital do processo seletivo para os cursos semipresenciais está disponível no endereço www.ccv.ufc.br.
A Unidade Acadêmica responsável pelo gerenciamento dos cursos é o Instituto UFC Virtual, através de parceria com o programa Universidade Aberta do Brasil. Atualmente, cerca de 4.700 estudantes cearenses estão matriculados em cursos superiores semipresenciais da UFC. Serão ofertados cursos de Licenciatura em Física, Química, Matemática, Pedagogia, Letras-Português, Letras-Inglês, Letras-Espanhol e os bacharelados em Administração e Administração em Gestão Pública.
Todos têm início previsto para o primeiro semestre de 2011. As vagas disponíveis serão distribuídas entre 24 polos, localizados nos municípios de Aracati, Aracoiaba, Barbalha, Beberibe, Brejo Santo, Camocim, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maranguape, Meruoca, Missão Velha, Orós, Piquet Carneiro, Quiterianópolis, Quixadá, Quixeramobim, Russas, São Gonçalo do Amarante, Sobral e Ubajara.
Rede pública
Parte das vagas será destinada a profissionais de educação da rede pública cadastrados na Plataforma Paulo Freire e validados pelo fórum estadual (Parfor). Os cursos de Administração e de Administração em Gestão Pública serão destinados ao grande público. Em todos os polos, os demais cursos (exceto Pedagogia) disponibilizarão 50% das vagas para professores cadastrados na Plataforma Paulo Freire e 50% para o público em geral.A condição de participação deve ser indicada, no ato da inscrição, pelo candidato.
Os candidatos que concorrerão às vagas ofertadas pela Plataforma Paulo Freire precisam comprovar vínculo com a rede pública de ensino (estadual e/ou municipal) durante a inscrição. Também é preciso estar em exercício, mediante entrega dos seguintes documentos: fotocópia do contracheque do mês de agosto de 2010 e declaração da Secretaria de Educação comprovando o efetivo exercício do magistério.
É possível solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição através do site da Coordenadoria de Concursos, mediante o preenchimento de formulário eletrônico. O edital do processo seletivo para os cursos semipresenciais está disponível no endereço www.ccv.ufc.br.
Adiada validação das inscrições dos candidatos de Juazeiro do Norte e Iguatu ao programa carteira de Motorista Popular »
Foi adiada, com data ainda a ser marcada, a validação, em Juazeiro do Norte e Iguatu, das inscrições dos candidatos ao programa Carteira de Motorista Popular. O adiamento se deve ao prazo para recredenciamento de beneficiários do Bolsa Família e ao recebimento da declaração dos que recebem o benefício mensal. Posteriormente, o Detran anunciará a nova data e os locais onde as equipes do órgão receberão os documentos para validar ocadastro preenchido pela Internet. Nessas duas cidades são quase 10 mil inscritos.
Os documentos são os seguintes: original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. O programa foi aprovado pela Assembléia Legislativa, com base em projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo Estadual.
Além desses documentos, cada candidato tem de comprovar a sua condição que informou na hora de preencher o formulário eletrônico: ou de beneficiário do Bolsa Família, ou de ter sido estudante há 12 meses ou estar estudando há 6 meses na escola pública (ensino fundamental, médio ou profissionalizante), ou de egresso do sistema penitenciário ou de portador de necessidade especial, em condições de pilotar uma motocicleta.
Após queda nas pesquisas, Dilma pede para militância não "desistir"
Depois de uma queda de 3% nas intenções de voto apontada pela pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (28), a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, pediu apoio para sua militância em um ato na rodoviária do centro de Brasília.
“O que eu queria fazer nesse momento é um apelo para minha militância para não esmorecer, ir para as ruas e disputar voto a voto’”, disse a petista, que classificou como “normal” as oscilações. “Estamos em um momento da eleição em que é normal que se tenham subidas e descidas. Temos que aguardar daqui para frente”.
Os números mostram a candidata com 46% das intenções de voto, à frente de José Serra (PSDB), com 28%, e Marina Silva (PV), com 14%.
Questionada se acredita que seus aliados tenham se precipitado ao dizer que as eleições se resolveriam no primeiro turno, com a vitória da candidata, a presidenciável negou e disse que “ninguém tem como antecipar nada. Não existe isso”.
Faltando quatro dias para o pleito, que acontece no próximo domingo (3), a presidenciável disse que irá manter “serenidade” e que “não vai deixar, de jeito nenhum, que se tenham agressões” até o final da campanha.
Ao ser perguntada se preferiria partir para um segundo turno concorrendo com Serra ou Marina, Dilma não quis comentar. “Só se eu fosse completamente louca responderia uma pergunta dessa”.
UOL
“O que eu queria fazer nesse momento é um apelo para minha militância para não esmorecer, ir para as ruas e disputar voto a voto’”, disse a petista, que classificou como “normal” as oscilações. “Estamos em um momento da eleição em que é normal que se tenham subidas e descidas. Temos que aguardar daqui para frente”.
Os números mostram a candidata com 46% das intenções de voto, à frente de José Serra (PSDB), com 28%, e Marina Silva (PV), com 14%.
Questionada se acredita que seus aliados tenham se precipitado ao dizer que as eleições se resolveriam no primeiro turno, com a vitória da candidata, a presidenciável negou e disse que “ninguém tem como antecipar nada. Não existe isso”.
Faltando quatro dias para o pleito, que acontece no próximo domingo (3), a presidenciável disse que irá manter “serenidade” e que “não vai deixar, de jeito nenhum, que se tenham agressões” até o final da campanha.
Ao ser perguntada se preferiria partir para um segundo turno concorrendo com Serra ou Marina, Dilma não quis comentar. “Só se eu fosse completamente louca responderia uma pergunta dessa”.
UOL
Claro é condenada a pagar R$ 10 mil de indenização à consumidora que teve nome incluído no SPC
A empresa de telefonia móvel Claro deverá pagar indenização no valor de R$ 10 mil pelos danos morais causados à cliente E.C.V.B.. A determinação, publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última quarta-feira (22/09), é da juíza Maria de Fátima Pereira Jayne, titular da 20ª Vara Cível do Fórum Clóvis Beviláqua.
Consta no processo (nº 49415-97.2006.8.06.001/0) que E.C.V.B. mantinha contrato com a Claro referente a uma linha de celular pós-pago. No dia 22 de agosto de 2005, ela solicitou o cancelamento da linha e também o parcelamento do débito existente. O valor foi dividido em seis parcelas de R$ 29,78. Ficou acordado, ainda, que o valor referente às ligações feitas em agosto, até o dia do cancelamento, seria pago no mês seguinte, o que foi cumprido.
A consumidora alegou que, mesmo após o acordo, começou a receber ligações de cobrança da Claro, até mesmo em seu trabalho. Afirmou que procurou, por diversas vezes, resolver o problema, ligando para a central de atendimento da operadora, “mas não obteve êxito nas reclamações, pois a empresa continuou as cobranças com ameaças verbais de inclusão do seu nome em órgãos de proteção ao crédito”.
Em 29 de março de 2006, de acordo com os autos, E.C.V.B. não conseguiu fazer compras em um supermercado porque seu nome estava inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Por esse motivo, a cliente recorreu à Justiça requerendo indenização, alegando ter “passado por vexame e constrangimento em público”.
A Claro contestou que “não cometeu nenhum ato ilícito”, pois o nome de E.C.V.B. só foi inscrito no SPC porque ela não havia pago o valor das ligações que foram efetuadas ainda em agosto, antes da solicitação de cancelamento da linha.
Na sentença, a juíza considerou que, de acordo com as provas documentais, a cliente efetuou o pagamento das seis parcelas, inclusive do saldo devedor, referente às ligações feitas em agosto. “Os danos morais padecidos pela autora se afiguram incontestáveis. A Claro não deveria ter inscrito o nome da autora por débito devidamente quitado”, afirmou a magistrada.
TJCE
Consta no processo (nº 49415-97.2006.8.06.001/0) que E.C.V.B. mantinha contrato com a Claro referente a uma linha de celular pós-pago. No dia 22 de agosto de 2005, ela solicitou o cancelamento da linha e também o parcelamento do débito existente. O valor foi dividido em seis parcelas de R$ 29,78. Ficou acordado, ainda, que o valor referente às ligações feitas em agosto, até o dia do cancelamento, seria pago no mês seguinte, o que foi cumprido.
A consumidora alegou que, mesmo após o acordo, começou a receber ligações de cobrança da Claro, até mesmo em seu trabalho. Afirmou que procurou, por diversas vezes, resolver o problema, ligando para a central de atendimento da operadora, “mas não obteve êxito nas reclamações, pois a empresa continuou as cobranças com ameaças verbais de inclusão do seu nome em órgãos de proteção ao crédito”.
Em 29 de março de 2006, de acordo com os autos, E.C.V.B. não conseguiu fazer compras em um supermercado porque seu nome estava inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Por esse motivo, a cliente recorreu à Justiça requerendo indenização, alegando ter “passado por vexame e constrangimento em público”.
A Claro contestou que “não cometeu nenhum ato ilícito”, pois o nome de E.C.V.B. só foi inscrito no SPC porque ela não havia pago o valor das ligações que foram efetuadas ainda em agosto, antes da solicitação de cancelamento da linha.
Na sentença, a juíza considerou que, de acordo com as provas documentais, a cliente efetuou o pagamento das seis parcelas, inclusive do saldo devedor, referente às ligações feitas em agosto. “Os danos morais padecidos pela autora se afiguram incontestáveis. A Claro não deveria ter inscrito o nome da autora por débito devidamente quitado”, afirmou a magistrada.
TJCE
A partir de hoje, eleitores só podem ser presos em flagrante
A partir desta terça-feira (28) até 48 horas depois do encerramento da eleição (3 de outubro), nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, a não ser em caso de flagrante, em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto, quando alguém tenta impedir um eleitor de exercer seu direito de voto.
Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 18. Essas pessoas podem ser detidas ou presas apenas em caso de flagrante delito.
Outra data importante para os eleitores é o prazo final para solicitar a segunda via do título de eleitor, em qualquer cartório eleitoral, que acaba na quinta-feira (30). Para tirar a segunda via ou para a reimpressão do título é preciso apresentar um documento oficial com foto, assim como no dia da eleição.
São considerados documentos oficiais: carteira de identidade ou identidades funcionais, certificados de reservista, carteiras de trabalho, carteiras nacionais de habilitação com foto e passaporte. Certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas.
Correios iniciam semana de paralisação no Ceará
A partir desta terça-feira (28), os Correios do Ceará iniciam uma semana de paralisações temporárias. A primeira unidade a parar por uma hora será o Centro de Triagem da Cidade dos Funcionários, onde haverá manifestação dos funcionários da empresa.
A intenção do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (Sintectce) é denunciar as condições de trabalho. De acordo com a diretoria do sindicato, os carteiros estão sobrecarregados e, por isso, não podem ser considerados os responsáveis pelos atrasos nas correspondências.
"Dia 15, nós tivemos uma assembleia que deliberou por paralisações locais e com trégua de 30 dias. Caso não fossem resolvidos esses problemas, nós pararíamos em nível nacional", explica o diretor de finanças do Sintectce, Veridiano Matos
Ele completa, "a carga atual triplicou em determinados setores e em outros quadriplicou. Então, os carteiros não têm mais condições físicas de trabalhar de domingo a domingo".
Verdes Mares
A intenção do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos e Similares do Estado do Ceará (Sintectce) é denunciar as condições de trabalho. De acordo com a diretoria do sindicato, os carteiros estão sobrecarregados e, por isso, não podem ser considerados os responsáveis pelos atrasos nas correspondências.
"Dia 15, nós tivemos uma assembleia que deliberou por paralisações locais e com trégua de 30 dias. Caso não fossem resolvidos esses problemas, nós pararíamos em nível nacional", explica o diretor de finanças do Sintectce, Veridiano Matos
Ele completa, "a carga atual triplicou em determinados setores e em outros quadriplicou. Então, os carteiros não têm mais condições físicas de trabalhar de domingo a domingo".
Verdes Mares
TRE divulga nota de esclarecimento à imprensa sobre repercussão de acusações contra Cid
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), divulgou nota à imprensa esclarecendo notícias publicadas em jornais locais em alusão ao pedido de direito de resposta do deputado federal Ciro Gomes (PSB), indeferido pelo juiz Luiz Roberto Oliveira Duarte. Com o fato, as campanhas do PSDB e PR na TV e no rádio poderão voltar a exibir o caso denunciado pela revista Veja e pelo site da Época, que denuncia um esquema de corrupção responsável pelo desvio de R$ 300 milhões das prefeituras do Estado entre 2003 e o fim do ano passado.
Confira nota na íntegra:
O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Luiz Roberto Oliveira Duarte, informa à imprensa e ao público em geral que não autorizou nenhuma “propaganda ofensiva à honra e à imagem de qualquer candidato” como foi divulgado hoje, 27.09.2010, em dois jornais de Fortaleza.
Matérias publicadas pelo Jornal O Povo, página 2, com o título “Campanhas podem voltar a criticar Cid” e pelo Jornal O Estado com o título “Juiz libera propaganda de Cals”, distorcem o conteúdo da decisão do magistrado que informa haver julgado “apenas um caso concreto relativo à representação de direito de resposta intentado pelo Deputado Federal Ciro Gomes (PSB), cujo pedido foi indeferido por não inferir, no material constante dos autos, qualquer referência ao nome do deputado”.
O juiz Luiz Roberto Oliveira Duarte esclarece ainda que a decisão adotada “não possui efeitos gerais, não se aplicando a casos futuros”. Entende também que este esclarecimento se faz necessário para repor a verdade e evitar outras ações geradas pela utilização indevida da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Confira nota na íntegra:
O juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, Luiz Roberto Oliveira Duarte, informa à imprensa e ao público em geral que não autorizou nenhuma “propaganda ofensiva à honra e à imagem de qualquer candidato” como foi divulgado hoje, 27.09.2010, em dois jornais de Fortaleza.
Matérias publicadas pelo Jornal O Povo, página 2, com o título “Campanhas podem voltar a criticar Cid” e pelo Jornal O Estado com o título “Juiz libera propaganda de Cals”, distorcem o conteúdo da decisão do magistrado que informa haver julgado “apenas um caso concreto relativo à representação de direito de resposta intentado pelo Deputado Federal Ciro Gomes (PSB), cujo pedido foi indeferido por não inferir, no material constante dos autos, qualquer referência ao nome do deputado”.
O juiz Luiz Roberto Oliveira Duarte esclarece ainda que a decisão adotada “não possui efeitos gerais, não se aplicando a casos futuros”. Entende também que este esclarecimento se faz necessário para repor a verdade e evitar outras ações geradas pela utilização indevida da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.
Vem aí mais duas pesquisas de intenção de voto no Ceará
Na última sexta-feira (24) foram registradas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), duas pesquisas de intenção de voto -VoxPopuli e Ibope. Ambas vão coletar a opinião do eleitorado cearense para os cargos de Presidente, Governador e Senador.
A pesquisa VoxPopuli foi realizada dos dias 24 à 26 de setembro e foi contratada pelo Internet Group do Brasil S.A. Foram entrevistadas 800 pessoas, mas o número de municípios entrevistados não foi divulgado.
Já a pesquisa Ibope teve início da coleta no dia de ontem, (27) e segue com os questionários até a próxima quinta-feira (30). A pesquisa foi contradada pela TV Verdes Mares e serão entrevistados 1610 pessoas.
Blog Eleições 2010
Nova pesquisa confirma Tasso e Eunício eleitos para o Senado
Pela primeira vez, Tasso não lidera isoladamente a disputa. Está agora tecnicamente empatado com Eunício Oliveira, que cresceu sete pontos, enquanto o tucano caiu quatro. Mas José Pimentel também se aproxima e aparece em situação de empate técnico com Eunício.
A poucos dias da definição, a disputa pelas duas vagas no Senado pelo Ceará fica cada vez mais embolada. Tasso Jereissati (PSDB) oscilou quatro pontos percentuais e agora aparece com 44% na pesquisa O POVO/Datafolha. Há duas semanas, tinha 48%. Eunício Oliveira (PMDB) cresceu sete pontos e, com 41%, está tecnicamente empatado com o tucano. É a primeira vez na qual Tasso não lidera de forma isolada, em quatro rodadas de pesquisa O POVO/Datafolha. A coisa fica ainda mais embolada porque José Pimentel (PT) subiu cinco pontos e, com 36%, está tecnicamente empatado com Eunício.
Considerando a variação máxima da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Tasso pode ter entre 41% e 47% das intenções de voto. Eunício pode ter entre um máximo de 44% e um mínimo de 38%. E Pimentel pode ter de 33% a 39%. Por essa razão, a situação de Eunício é de empate técnico tanto com Tasso, levando em conta a possibilidade de variação para mais da margem de erro, quanto com Pimentel, na hipótese de variação negativa.
Alexandre Pereira (PPS), que nas duas últimas pesquisas aparecia com 2%, agora chegou a 4% das intenções de voto. Com 2% estão Tarcísio Leitão, Marilene Torres (Psol) e Raquel Dias (PSTU). Benedito Oliveira (PCB), Reginaldo (PSTU) e Polô (PV) têm 1%, cada.
O percentual dos que declararam voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos para as duas vagas de senador é de 3%. Para uma das vagas, são 7% os que pretendem anular o voto, votar em branco ou dizem não votar em nenhum.
O índice de indefinição ainda é significativo: 35% dos eleitores pesquisados não sabem em quem votar para uma das vagas. Para as duas vagas, são 22% de votos indefinidos. A pesquisa é a primeira realizada após o início da veiculação da propaganda na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Cid Gomes (PSB) aparecem ao lado de Eunício e Pimentel pedindo voto para os dois candidatos.
Votos válidos Como são dois votos para o Senado, a soma dos percentuais totaliza 200%. Nesta pesquisa, porém, pela primeira vez, o Datafolha divulgou também os percentuais de votos válidos. Este é o critério que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adota na apuração dos resultados. A base de cálculo, assim, deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos.
Brancos, nulos e indecisos são excluídos e, nesse caso, a soma dos votos dos candidatos totaliza 100%. Nesse cálculo, não há mudança nas tendências, mas altera-se o percentual obtido pelos candidatos. Por isso, os índices de intenções de voto são inferiores aos registrados quando se considera o total de eleitores.
Nessa forma de cálculo, Tasso tem 33% das intenções de voto. Eunício fica com 31% e Pimentel, 27%. Na hipótese de variação máxima da margem de erro, há tríplice empate técnico. Alexandre Pereira tem 3%. Os demais candidatos todos figuram com 1%, cada.
Metodologia A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 24 de setembro e ouviu 985 eleitores de 44 municípios cearenses. A margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) é 57467/2010. No Tribunal Superior Eleitoral, a pesquisa está registrada com o número 32025/2010.
O Povo
Novamente cai a vantagem de Dilma para outros candidatos
A candidata à presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, lidera a corrida eleitoral com 46% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (28) no jornal Folha de S. Paulo. Se comparado à pesquisa anterior, a petista oscilou três pontos percentuais para baixo, ela somava 49%. O candidato do PSDB, José Serra, manteve os 28% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar, vem Marina Silva (PV), que antes tinha 13% e agora aparece com 14%.
A diferença dos pontos de Dilma para a soma dos pontos dos outros candidatos cai a cada levantamento. Mesmo assim, a petista ainda seria eleita no primeiro turno.
Segundo a nova pesquisa, a soma dos outros candidatos soma 1% das intenções. Os votos brancos e nulos somam 4% e 7% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder. Considerando somente os votos válidos, Dilma tem 51% contra 32% de seu principal adversário, Serra. Marina Silva soma 16% das intenções de votos válidos.
Num possível cenário de segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra, Dilma venceria com 52% e Serra alcançaria 39% da preferência do eleitorado.
Encomendada pela Folha de S. Paulo , a pesquisa foi realizada no dia 27 de setembro, com 3180 entrevistados em todo País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 23 de setembro de 2010, sob o número 32913/2010.
Folha
A diferença dos pontos de Dilma para a soma dos pontos dos outros candidatos cai a cada levantamento. Mesmo assim, a petista ainda seria eleita no primeiro turno.
Segundo a nova pesquisa, a soma dos outros candidatos soma 1% das intenções. Os votos brancos e nulos somam 4% e 7% dos eleitores não sabem ou não quiseram responder. Considerando somente os votos válidos, Dilma tem 51% contra 32% de seu principal adversário, Serra. Marina Silva soma 16% das intenções de votos válidos.
Num possível cenário de segundo turno entre os candidatos Dilma Rousseff e José Serra, Dilma venceria com 52% e Serra alcançaria 39% da preferência do eleitorado.
Encomendada pela Folha de S. Paulo , a pesquisa foi realizada no dia 27 de setembro, com 3180 entrevistados em todo País, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 23 de setembro de 2010, sob o número 32913/2010.
Folha
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
Um dos piores Jingles desta campanha veja ai !
É da Paraíba o candidato com o jingle de maior sucesso nas eleições deste ano. Lindolfo Pires, que aspira a mais um mandato de deputado estadual, apostou logo na versão de uma das músicas mais conhecidas do maior ídolo pop de todos os tempos: Beat It, de Michael Jackson. Lançado em agosto, “Lindolfo Piressssssss” ganhou ainda mais força com a internet. Como resultado de tanto sucesso, o nordestino -- que com certeza achava que o rei do pop, morto há pouco mais de um ano, não se importaria em ter sua música usada em prol de alguns votos -- está sendo processado pelas gravadoras Sony Music e Warner/Chappell Edições Musicais, que detém os direitos das obras do cantor. Ele está impedido de usar a música - o que não adianta muito a esta altura do campeonato, já que a campanha está no fim e ele já teve uma repercussão maior do que esperava.
Brasil pede à Opas certificado de país livre do sarampo
O Brasil entregou à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) relatório para poder receber o certificado de país livre do sarampo, embora três Estados tenham registrado a doença neste ano. O documento foi entregue pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ao conselho diretor da entidade, na semana passada, em Washington, nos Estados Unidos.
O Brasil é o primeiro país das Américas a pedir o certificado de eliminação do sarampo. Na última década, o número de casos no continente americano caiu 99%, passando de 135,9 mil, em 1998, para 11 casos, em 2009.
De acordo com o ministério, o Brasil não registra a transmissão do sarampo desde 2000. A última vez foi em Mato Grosso do Sul. De 2001 a 2009, foram 67 casos confirmados. Em todos, os pacientes contraíram a doença em outros países ou em contato com infectados, os chamados casos importados.
Neste ano, foram confirmados casos da doença nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará. A Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde afirma que as infecções estão relacionados a casos registrados na África do Sul e na Europa. Segundo o governo, tais confirmações não tiram a condição de o país ser considerado livre do sarampo.
No relatório, o governo brasileiro informa que conseguiu vacinar 95% dos grupos prioritários contra a doença. Na década de 1970, 5% dos infectados morriam. A partir da década de 1990, o País passou a fazer a vacinação em larga escala, com o uso da vacina tríplice viral para crianças de um ano. A vacina é recomendada para a população até 49 anos.
Agência Brasil
Após três meses, colombiano pode estrear pelo Ceará
Após mais de dois meses de imbróglio, o meia Javier Reina foi regularizado e está apto a vestir a camisa do Ceará. O jogador deve ser relacionado para a partida da próxima quarta-feira, às 22h, contra o Atlético-MG, no Castelão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O nome do colombiano, que pertence ao Cruzeiro, foi publicado nesta segunda-feira, no Diário Oficial da União. Era a única pendência que faltava para o jogador ser liberado e enfim estrear pelo time alvinegro. Reina foi contratado em julho pela diretoria do Ceará, mas um erro no nome do empregador (era o clube mineiro e deveria ser o cearense), o impossibilitava de poder trabalhar oficialmente.
Agora, Reina, que chegou à época em que o meia Geraldo vivia má fase, deve brigar com o camisa 10 pela posição de titular. O colombiano, no entanto, com passagens pelo Ipatinga e Vitória, desembarcou em Porangabuçu com status de craque e foi contratado, ainda quando o Ceará era comandado por Estevam Soares.
Reina, de 21 anos, chegou ao Ceará emprestado pelo Cruzeiro. Ele iniciou a carreira no América de Cali, da Colômbia, onde se destacou e em 2008 foi contratado pelo time mineiro, com até então 19 anos, Mesmo sem jogar uma partida pelos profissionais o colombiano foi emprestado ao Vitória, no início de 2009.
No entanto, seu melhor momento em solo brasileiro acabou sendo no Campeonato Mineiro deste ano, quando jogou pelo Ipatinga e levou o time da Terra do Aço ao vice-campeonato.
Em comício, Lula defende fim de segundo documento para votação
O comício de Lula, Dilma e Aloizio Mercadante, no Sambódromo de São Paulo, virou um ato relâmpago e terminou esvaziado pela chuva, que obrigou boa parte da plateia a se dispersar. Com discursos rápidos, a festa reuniu milhares de militantes, para fortalecer a candidatura de Mercadante ao governo do Estado. Houve mobilização de uma centena de ônibus e caravanas do interior e da periferia da capital paulista.
Como habitualmente ocorre, o discurso de Lula se destacou em relação ao de Dilma, mas ainda assim transpareceu pressa. Ele voltou a lembrar a necessidade de levar um documento com foto, além do título, em 3 de outubro. O PT ingressou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para sustar a segunda documentação, que pode atrapalhar o eleitorado petista.
"Não se esqueçam, pelo amor de Deus, de levar um documento com fotografia para votar", clamou Lula. O presidente defendeu que o Congresso altere a lei em 2011. "Nós aprendemos uma lição: vamos ter que votar no Congresso pra gente ter o voto apenas com o título, e acabar com isso".
Em coletiva à imprensa, depois do comício, Dilma criticou outra vez a exigência da Justiça Eleitoral e destacou que a população indígena deve sair prejudicada. "Quanto menos barreira você tiver, melhor. Mantendo a situação de controle, impedindo a fraude", avaliou a candidata. "Se o Supremo decidir que não é procedente (a ação do PT), tudo bem".
A chuva torrencial em São Paulo pareceu ter deixado o presidente, tão afeito aos discursos em palanques, um tanto afoito. Nada que um agrado dos militantes ensopados não resolvesse: "o ego está crescendo. Tenho três meses de governo ainda e acho que não são vocês que têm de me agradecer. Sou eu", disse o presidente, ao ver uma bandeira vermelha gigante ser esticada pela militância: "Valeu companheiro Lula".
Terra
Como habitualmente ocorre, o discurso de Lula se destacou em relação ao de Dilma, mas ainda assim transpareceu pressa. Ele voltou a lembrar a necessidade de levar um documento com foto, além do título, em 3 de outubro. O PT ingressou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para sustar a segunda documentação, que pode atrapalhar o eleitorado petista.
"Não se esqueçam, pelo amor de Deus, de levar um documento com fotografia para votar", clamou Lula. O presidente defendeu que o Congresso altere a lei em 2011. "Nós aprendemos uma lição: vamos ter que votar no Congresso pra gente ter o voto apenas com o título, e acabar com isso".
Em coletiva à imprensa, depois do comício, Dilma criticou outra vez a exigência da Justiça Eleitoral e destacou que a população indígena deve sair prejudicada. "Quanto menos barreira você tiver, melhor. Mantendo a situação de controle, impedindo a fraude", avaliou a candidata. "Se o Supremo decidir que não é procedente (a ação do PT), tudo bem".
A chuva torrencial em São Paulo pareceu ter deixado o presidente, tão afeito aos discursos em palanques, um tanto afoito. Nada que um agrado dos militantes ensopados não resolvesse: "o ego está crescendo. Tenho três meses de governo ainda e acho que não são vocês que têm de me agradecer. Sou eu", disse o presidente, ao ver uma bandeira vermelha gigante ser esticada pela militância: "Valeu companheiro Lula".
Terra
Ex-jogador da Seleção, Rivaldo declara apoio a Marina
O ex-jogador de futebol Rivaldo declarou apoio à candidata à presidência da República pelo PV , Marina Silva, em seu twitter @RIVALDOOFICIAL na noite desta segunda-feira (27). Em seu microblog, o jogador escreveu: "eu sou 100% Marina 43 vamos para o segundo turno galera".
Na última sexta-feira (24), Rivaldo já tinha declarado seu voto no twitter. "Não gosto muito de ficar dando minha opinião, mas meu voto vai para a Marina Silva 43, mulher inteligente e capaz de liderar nosso Brasil", escreveu.
Rivaldo é ex-jogador da Seleção Brasileira e foi eleito o melhor jogador pela FIFA em 1999. Em 2002, ele fez parte do time que venceu a Copa do Mundo.
Outras celebridades declararam apoio à candidatura de Marina nestas eleições. Entre eles estão os cantores Caetano Veloso, Lenine e Maria Bethania, o ator Wagner Moura e a modelo Gisele Bündchen.
Terra
Na última sexta-feira (24), Rivaldo já tinha declarado seu voto no twitter. "Não gosto muito de ficar dando minha opinião, mas meu voto vai para a Marina Silva 43, mulher inteligente e capaz de liderar nosso Brasil", escreveu.
Rivaldo é ex-jogador da Seleção Brasileira e foi eleito o melhor jogador pela FIFA em 1999. Em 2002, ele fez parte do time que venceu a Copa do Mundo.
Outras celebridades declararam apoio à candidatura de Marina nestas eleições. Entre eles estão os cantores Caetano Veloso, Lenine e Maria Bethania, o ator Wagner Moura e a modelo Gisele Bündchen.
Terra
TSE tira candidato ao governo do Ceará, Marcelo Silva (PV), da lista dos 'fichas sujas'
Decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do último sábado à noite liberou a candidatura de Marcelo Silva (PV) ao governo cearense. O registro de Silva havia sido indeferido --cassado-- pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará com base na Lei da Ficha Limpa.
O TRE havia considerado o político inelegível sob o argumento de que ele teria cometido improbidade administrativa quando prefeito de Maranguape --município de 110 mil habitantes na região metropolitana de Fortaleza.
O órgão havia se baseado numa decisão do TCM-CE (Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará) que desaprovou as contas de sua administração relativas ao ano de 1998.
Já para o TSE, as contas do governo municipal deveriam ter sido julgadas pela Câmara Municipal de Maranguape, e não pelo TCM, que seria responsável somente por uma parecer prévio. Por isso o candidato foi liberado para concorrer ao governo.
Para Silva, ele havia sido injustiçado pela decisão do TRE. "Com o deferimento o quadro muda", diz.
Além de problemas com a imagem, segundo ele, boa parte dos recursos que havia recebido do PV foi gasta com advogados para a sua defesa, dificultando investimentos na campanha. "Agora tenho os debates desta semana para me recuperar."
Em pesquisa Datafolha divulgada hoje, Silva aparece com 1% das intenções de voto.
Folha
Serra comete gafe no interior de São Paulo
Ao começar uma sequência de viagens a cidades do interior paulista hoje à tarde, o candidato à Presidência José Serra (PSDB) se confundiu e citou a "região de Ribeirão Preto" enquanto visitava Presidente Prudente (a 560 km de São Paulo).
"Perdão. Ribeirão Preto eu ainda vou", corrigiu o tucano, em entrevista coletiva.
Além da cidade do oeste do Estado, a agenda de Serra para hoje ainda previa visita a Araçatuba.
Em Presidente Prudente, Serra não quis comentar as críticas de Marina Silva (PV) durante o debate de ontem na TV Record.
Como tema preferencial, o tucano falou sobre saúde. Disse que dará apoio às Santas Casas.
"As Santas Casas no Brasil estão hoje endividadas porque as tabelas do SUS [Sistema Único de Saúde] estão muito defasadas. Eu vou reajustar essas tabelas para fortaleces as Santas Casas, em parceria com o governo do Estado", disse o tucano, que andou sob chuva no calçadão da cidade para cumprimentar eleitores.
Por estar na região com a maior população carcerária do Brasil, com mais de 18 mil presos, Serra defendeu a construção de mais penitenciárias no país.
Questionado sobre pedágios, o candidato limitou-se a dizer que "das dez melhores estradas do Brasil, todas são de São Paulo".
"E das dez piores brasileiras, nove são do governo federal. Sobre esta questão tem muita demagogia e muita questão eleitoral."
Ele não respondeu perguntas sobre questão fundiária.
Folha
Propaganda eleitoral termina na próxima quinta
A lei eleitoral proíbe a realização de comícios e debates após quinta-feira, 30, data escolhida pela Rede Globo para promover o último debate entre os presidenciáveis. O dia 30 também é o último para veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Até sexta-feira, a dois dias da eleição, os candidatos podem publicar anúncios pagos nos jornais e revistas impressos.
Com isso, o horário eleitoral termina com a propaganda dos candidatos a presidente da República. No caso dos candidatos a governador, senador e deputado estadual ou distrital, a propaganda cessa na véspera, já que é veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras.
Já no sábado, 2, é o prazo final para que a Justiça Eleitoral entregue a segunda via do título de eleitor. Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores que perderam o documento poderão requerer a segunda via até o dia 30, mas a entrega do documento pode ser feita até o dia 2.
Os eleitores vão às urnas no dia 3 de outubro. Eventual segundo turno – hipótese válida para candidatos a presidente da República e a governador – será realizado no dia 31 de outubro.
Com isso, o horário eleitoral termina com a propaganda dos candidatos a presidente da República. No caso dos candidatos a governador, senador e deputado estadual ou distrital, a propaganda cessa na véspera, já que é veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras.
Já no sábado, 2, é o prazo final para que a Justiça Eleitoral entregue a segunda via do título de eleitor. Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), eleitores que perderam o documento poderão requerer a segunda via até o dia 30, mas a entrega do documento pode ser feita até o dia 2.
Os eleitores vão às urnas no dia 3 de outubro. Eventual segundo turno – hipótese válida para candidatos a presidente da República e a governador – será realizado no dia 31 de outubro.
Procuradoria diz que não há chance de impugnação da candidatura de Tiririca
A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE-SP) informou hoje (27), em nota, que não há possibilidade de impugnação ou desconstituição da candidatura de Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR). Segundo o Ministério Público Eleitoral, o procedimento de registro do candidato já foi confirmado e transitou em julgado em 19 de agosto."Tendo em vista matéria da Época desta semana sobre eventual falta de condição de elegibilidade (analfabetismo) do candidato a deputado federal por São Paulo, Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo esclarece que o procedimento de registro do candidato transitou em julgado em 19 de agosto e, por isso, não há possibilidade de impugnação ou desconstituição de sua candidatura neste momento", diz a nota.Mesmo assim, a Procuradoria Regional Eleitoral está investigando o caso e vai pedir o registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para examinar o que foi apresentado pelo candidato em relação à escolaridade. De acordo com nota, se eleito e comprovada eventual irregularidade na documentação apresentada, há a possibilidade de recurso por inelegibilidade constitucional.Segundo reportagem da revista Época desta semana, haveria indícios que indicariam que Tiririca não sabe ler nem escrever. A revista cita a inelegibilidade dos analfabetos expressa na Constituição Federal.
Agência Brasil
Divulgada nova pesquisa para DEPUTADOS aqui no CEARÁ.
Acaba de ser divulgada na internet mais uma pesquisa de intençao de votos para Deputados aqui no Ceará. Segue abaixo os números. A mesma esta sendo divulgada pelo site CHICOTE DA GALERA.
Fonte: www.chicotedagalera.wordpress.com
PARA DEPUTADO FEDERAL: | |
01) Guimarães(PT) | 2.20% |
02) Aníbal(PMDB) | 2.15% |
03) Domingos Neto(PSB) | 2,10% |
04) Arnon Bezerra(PTB) | 2,00% |
05) André Figueiredo(PDT) | 2,00% |
06) Eudes Xavier(PT) | 2,00% |
07) Chico Lopes(PC do B) | 2,00% |
08) Paulo Henrique Lustosa(PMDB) | 1,30% |
09) Vicente Arruda(PR) | 1,20% |
10) Flávio Bezerra(PRB) | 1,00% |
11) Mário Feitoza(PMDB) | 1,00% |
12) Marcelo Teixeura(PR) | 0,90% |
13) Gorete Pereira(PR) | 0,85% |
14) Manoel Salviano(PSDB) | 0,85% |
15) Carlos Matos(PSDB) | 0,85% |
16) Raimundo Gomes de Matos(PSDB) | 0,80% |
17) Ariosto Holanda(PSB) | 0,78% |
18) João Ananias(PC do B) | 0,76% |
19) Eugênio Rabelo(PP) | 0,75% |
20) Danilo Forte(PMDB) | 0,74% |
21) José Airton(PT) | 0,72% |
22) Mauro Benevides(PMDB) | 0,71% |
23) Padre Zé(PP) | 0,70% |
24) Balman(PSB) | 0,70% |
25) Artur Bruno(PT) | 0,68% |
26) Edson Silva(PSB) | 0,55% |
27) Zé Gerardo(PMDB) | 0,55% |
28) Genecias Noronha(PMDB) | 0,54% |
29) Caminha(PHS) | 0,50% |
30) Tomás Figueiredo(PSDB) | 0,45% |
31) Raimundão(PMDB) | 0,35% |
32) Adler Girão(PR) | 0,35% |
33) Pr. Pedro Ribeiro(PR) | 0,35% |
34) Ilário Marques(PT) | 0,35% |
35) Oman Carneiro(PRB) | 0,35% |
36) Walter Cavalcante(PHS) | 0,30% |
37) Idalmir Feitosa(DEM) | 0,30% |
38) Pastor Neto(PSC) | 0,28% |
39) Renato Roseno(PSOL) | 0,25% |
40) Chico Pontes(PSL) | 0,18% |
41) Adegildo Férrer(PDT) | 0,12% |
42) Prof. Airton(PSB) | 0,10% |
43) João Mota(PSDB) | 0,08% |
44) Almino Menezes(PSDB) | 0,06% |
45) Dr. Tanilo(PMDB) | 0,05% |
46) P.Queiroz(DEM) | 0,04% |
47) OUTROS | 1,00% |
PARA DEPUTADO ESTADUAL: | |
01) Mauro Filho(PSB) | 1,20% |
02) Ivo Gomes(PSB) | 1,00% |
03) Zezinho Albuquerque(PSB) | 0,85% |
04) Heitor Férrer(PDT) | 0,75% |
05) Téo Menezes(PSDB) | 0,70% |
06) Moésio Loiola(PSDB) | 0,70% |
07) Patrícia Saboya(PDT) | 0,65% |
08) Roberto Cláudio(PSB) | 0,60% |
09) Dr. Sarto(PSB) | 0,60% |
10) Carlomano Marques(PMDB) | 0,55% |
11) Lucílvio Girão(PMDB) | 0,55% |
12) Welington Landim(PSB) | 0,55% |
13) Rogério Aguiar(PSDB) | 0,50% |
14) Ronaldo Martins(PRB) | 0,50% |
15) Nelson Martins(PT) | 0,50% |
16) Osmar Baquit(PSDB) | 0,50% |
17) Lula Morais(PC do B) | 0,48% |
18) Antonio Granja(PSB) | 0,48% |
19) Gony Arruda(PSDB) | 0,48% |
20) Dr. Hugo(PSDB) | 0,47% |
21) Inês Arruda(PMDB) | 0,47% |
21) Nenem Coelho(PSDB) | 0,47% |
22) João Jaime(PSDB) | 0,46% |
23) Prof. Teodoro(PSDB) | 0,46% |
24) Tin Gomes(PHS) | 0,45% |
25) Eliane Novais(PSB) | 0,45% |
26) Dedé Teixeira(PT) | 0,40% |
27) Vasques Landim(PR) | 0,40% |
28) Duquinha(PRB) | 0,40% |
29) Perboyre Diógenes(PSL) | 0,38% |
30) Cirilo Pimenta(PSDB) | 0,38% |
31) Ferreira Aragão(PDT) | 0,38% |
32) Adail Barreto(PR) | 0,38% |
33) Neto Nunes(PMDB) | 0,37% |
34) Adahil Carneiro(PDT) | 0,35% |
35) Sérgio Aguiar(PSB) | 0,35% |
36) Evandro Leitão(PDT) | 0,35% |
37) Ely Aguiar(PSDC) | 0,35% |
38) Gomes Farias(PSDC) | 0,35% |
39) Bethrose(PRP) | 0,34% |
40) Idemar Citó(DEM) | 0,32% |
41) Rachel Marques(PT) | 0,32% |
42) Hermínio Rezende(PSL) | 0,31% |
43) Daniel Oliveira(PMDB) | 0,30% |
44) Sineval Roque(PSB) | 0,30% |
45) Antonio Carlos(PT) | 0,30% |
46) Vanderley Pedrosa(PTB) | 0,30% |
47) Prof. Pinheiro(PT) | 0,30% |
48) Camilo Santana(PT) | 0,29% |
49) Tony Nunes(PR) | 0,28% |
50) Augustinho Moreira(PV) | 0,26% |
51) Delegado Cavalcante(PDT) | 0,25% |
52) Edísio Pacheco(PV) | 0,25% |
53) Mailson(PRB) | 0,25% |
54) Mirian Sobreira(PSB) | 0,25% |
55) Ana Paula Cruz(PRB) | 0,25% |
56) Paulo Duarte(DEM) | 0,25% |
57) Júlio César(PTN) | 0,24% |
58) Luiza Lins(PT) | 0,24% |
59) Paulo Facó(PT do B) | 0,24% |
60) Stanley Leão(PTC) | 0,23% |
61) João Alfredo(PSOL) | 0,23% |
62) Roberto Mesquita(PV) | 0,20% |
63) Fernanda Pessoa(PR) | 0,20% |
64) Quirino (PTB) | 0,20% |
65) Mário Hélio(PMN) | 0,20% |
66) José Wilson(PP) | 0,18% |
67) Dr. Chico Rodrigues(PTB) | 0,15% |
68) Regininha Duarte(PSDC) | 0,15% |
69) Ziêr Férrer(PTB) | 0,15% |
70) Ibiapino(PT) | 0,15% |
71) Iraguassu Filho(PDT) | 0,14% |
72) Tomás Holanda(PMN) | 0,13% |
73) Dr. João Batista(PRTB) | 0,12% |
74) Luhana(DEM) | 0,12% |
75) Hiran Delmar(PC do B) | 0,12% |
76) Dedim Gouveia(PR) | 0,10% |
77) Eduardo Pessoa(PRP) | 0,10% |
78) Dr. Eugênio(PSDC) | 0,10% |
79) Deuzinho(PMN) | 0,10% |
80) Didi Maravilha(DEM) | 0,10% |
81) Tino(PSDC) | 0,08% |
82) Ximenes Filho(DEM) | 0,08% |
83) Amilcar Ximenes(PT) | 0,08% |
84) César Wagner(PTC) | 0,08% |
85) Júlio Brizzi(PDT) | 0,06% |
86) Nildo Sobral(PTN) | 0,05% |
87) Kiko do Cazuza(PTN) | 0,04% |
88) Toinha Rocha(PSOL) | 0,04% |
89) Dr. Pierre(Pc do B) | 0,04% |
90) Dr. Ciro(PTC) | 0,03% |
91) OUTROS | 1,50% |
Fonte: www.chicotedagalera.wordpress.com
Assinar:
Postagens (Atom)